FERNANDES, Francyllayans Karla Da Silva et al.. Escola bilíngue para surdos. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22932>. Acesso em: 17/11/2024 02:32
Diante das diversas problemáticas vivenciadas pelas escolas na intenção de oferecer uma escolarização com uma aprendizagem linguística significativa para o surdo e levando em consideração que a grande maioria dessas medidas direcionam cada vez mais o surdo a exclusão, o presente trabalho traz um contexto geral do processo histórico para implantação da proposta de escola bilíngue, dissertando acerca da importância da mesma para produção de uma aprendizagem significativa para o surdo, com metodologias voltadas para o desenvolvimento da L1 e da L2 do mesmo, sem esquecer dos demais conteúdos que regem a grade curricular. Nesse sentido buscamos com esse trabalho analisar quais os mecanismos que facilitam a implementação da escola bilíngue e quais as atitudes necessárias para que a mesma entre em funcionamento, buscando embasamentos teóricos e legais que amparem a instalação da escola bilíngue em nosso país, visando melhorar o acesso e a permanência dos alunos surdos no ambiente escolar. Desta forma queremos contribuir, para o debate sobre tema. Tendo em vista a necessidade de escolas que dialoguem verdadeiramente com a língua de sinais, colocando a mesma em um plano usual na prática escolar, fazendo com que todos os envolvidos tenham conhecimento dela bem como compreendam o ser surdo em sua plenitude, montando na escola um cenário linguisticamente inclusivo, de modo que os participantes ouvintes entendam não só a língua de sinais, mais principalmente a sua importância na vida do povo surdo, entendendo todo o árduo processo vivido até aqui, o qual coloca o surdo como protagonista de sua aprendizagem através de sua língua natural.