Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ENSINO DE ASTRONOMIA INCLUSIVO NA ESCOLA: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS SENSORIAIS E DE ÁUDIO

Palavra-chaves: FÍSICA PARA ALUNOS CEGOS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RECURSOS SENSORIAIS, ENSINO DE ASTRONOMIA, ENSINO DE ASTRONOMIA Pôster (PO) GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A partir da publicação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996 as escolas deveriam receber alunos com deficiência e trabalhar no sentido de oferecer recursos que atendam suas especificidades. Da mesma maneira a comunidade escolar como um todo, deve conviver com a diversidade de pessoas pertencentes a sociedade e perceber sua presença na escola como algo natural. O fato traz a necessidade que levemos a nossa comunidade discussões sobre variados universos, entre eles trabalhamos em escola pública do estado do Rio de Janeiro, o universo da deficiência visual. Neste trabalho apresentamos a questão da deficiência visual aos alunos, a partir da elaboração de materiais táteis para o aprendizado de tópicos de Astronomia, presentes na disciplina Física no 1o ano do Ensino Médio. O material considerado inclusivo, ou seja, que podem ser utilizado por alunos com ou sem deficiência, visava trabalhar o conteúdo de planetas do sistema solar, especificamente as superfícies dos planetas rochosos. Recursos de áudio também foram desenvolvidos e gravados pelos próprios alunos com a mesma temática. Na primeira fase do projeto foi realizada uma pesquisa sobre os planetas considerados rochosos, após foi pesquisado o material que seria utilizado para elaboração dos mesmos. Após a elaboração, os materiais foram apresentados em oficinas realizadas na escola, levando à comunidade escolar, discussões importantes para o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

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