JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23039 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 3227 "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas. Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante. Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS LÚDICOS, MODALIDADE EJA, QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3227_08102016205622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23039 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 544 "inscrito_id" => 3227 "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas. Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante. Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS LÚDICOS, MODALIDADE EJA, QUATRO OPERAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3227_08102016205622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu." "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }