Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS LÚDICOS, MODALIDADE EJA, QUATRO OPERAÇÕES Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23039
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 3227
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas.  Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante.  Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS LÚDICOS, MODALIDADE EJA, QUATRO OPERAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3227_08102016205622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANGELA"
    "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23039
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 3227
    "titulo" => "JOGOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas.  Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante.  Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, JOGOS LÚDICOS, MODALIDADE EJA, QUATRO OPERAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID3227_08102016205622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSANGELA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSANGELA"
    "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu."
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta a sugestão de três jogos lúdicos como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem das quatro operações nos Anos Iniciais na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, mostrando que o lúdico pode trazer conteúdo, raciocínio lógico e consequentemente aprendizagem. Ressalta-se que os conteúdos de Matemática são considerados os mais difíceis e áridos e manter a aula resumida ao quadro e ao giz, não ajuda os alunos a mudarem de opinião, o educador deve buscar metodologias diferenciadas. Com o objetivo de propiciar sugestões de atividades lúdicas a outros educadores, serão apresentados três jogos que foram utilizados com sucesso em turmas dos anos iniciais da EJA, o uso da atividade lúdica modifica a rotina que o aluno espera na escola. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, realizada através de leituras e consultas em livros, artigos, entre outros. Classifica-se como uma pesquisa de natureza aplicada considerando as sugestões colocadas no texto. Temos que considerar que o público destas turmas, normalmente trabalham o dia inteiro e chegam cansados e desinteressados em sala de aula. Os jogos lúdicos propostos tem um fator interessante, pois eles serão construídos pelos próprios alunos, considerando seus conhecimentos e vivências, quando o educador faz uso dos conhecimentos prévios dos alunos, torna a aula mais importante. Esses jogos já foram realizados em sala de aula com bastante sucesso, propiciando o aperfeiçoamento da leitura e da escrita de números e operações, e o aprimoramento da agilidade nos cálculos, sejam eles mentais ou escritos. As metodologias de ensino diferenciadas são a forma de trabalhar o velho com nova roupagem, valorizando o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos lúdicos ao serem utilizados em sala de aula, não retira a necessidade ou a utilidade de outros métodos de ensino, as sugestões apresentadas visam auxiliar o professor em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.