Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EMPRESTA SUA VOZ? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

Palavra-chaves: INCLUSÃO, , DEFICIÊNCIA, , AUDIOBOOK. Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22907 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "EMPRESTA SUA VOZ? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "resumo" => "Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto “empresta sua voz?” enquanto uma ação pedagógica de auxilio para inclusão em processos seletivos de vestibular de alunos com deficiência visual. A temática envolvendo a inclusão de alunos com as mais diversas deficiências no ambiente de ensino têm sido bastante discutida, tendo em vista a urgência na modificação de práticas pedagógicas obsoletas e homogeneizadoras com as quais ainda nos deparamos em muitas instituições. Acompanhados por estas reflexões, o projeto “Empresta sua voz?” possibilitou a produção de audiolivros para alunos com deficiência visual e, aqui, relatamos esta experiência que envolveu graduandos, professores e comunidade, em geral. Trata-se de um relato descritivo, desenvolvido através de uma metodologia participativa que objetivou sensibilizar voluntários para “emprestar” a voz em gravações de audiolivros. Concluímos desse modo, que o desenvolvimento e efetivação do projeto “Empresta sua voz?” demonstra uma ação que foi consolidada a partir da união de várias pessoas, mobilizadas em auxiliar também nesse processo inclusivo, proporcionando a pessoa com deficiência visual o acesso de forma mais igualitária. Nossa expectativa é que o trabalho venha trazer ponderações acerca de práticas de emancipação, apresentando o relato de experiência através do projeto “Empreste sua voz?” enquanto uma ação inclusiva que promoverá a aprendizagem através da produção de acervos literário em audiolivro.Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO,, DEFICIÊNCIA,, AUDIOBOOK." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID15_01092016221038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTHA" "autor_email" => "marthainclusao@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22907 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 296 "inscrito_id" => 15 "titulo" => "EMPRESTA SUA VOZ? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA" "resumo" => "Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto “empresta sua voz?” enquanto uma ação pedagógica de auxilio para inclusão em processos seletivos de vestibular de alunos com deficiência visual. A temática envolvendo a inclusão de alunos com as mais diversas deficiências no ambiente de ensino têm sido bastante discutida, tendo em vista a urgência na modificação de práticas pedagógicas obsoletas e homogeneizadoras com as quais ainda nos deparamos em muitas instituições. Acompanhados por estas reflexões, o projeto “Empresta sua voz?” possibilitou a produção de audiolivros para alunos com deficiência visual e, aqui, relatamos esta experiência que envolveu graduandos, professores e comunidade, em geral. Trata-se de um relato descritivo, desenvolvido através de uma metodologia participativa que objetivou sensibilizar voluntários para “emprestar” a voz em gravações de audiolivros. Concluímos desse modo, que o desenvolvimento e efetivação do projeto “Empresta sua voz?” demonstra uma ação que foi consolidada a partir da união de várias pessoas, mobilizadas em auxiliar também nesse processo inclusivo, proporcionando a pessoa com deficiência visual o acesso de forma mais igualitária. Nossa expectativa é que o trabalho venha trazer ponderações acerca de práticas de emancipação, apresentando o relato de experiência através do projeto “Empreste sua voz?” enquanto uma ação inclusiva que promoverá a aprendizagem através da produção de acervos literário em audiolivro.Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO,, DEFICIÊNCIA,, AUDIOBOOK." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID15_01092016221038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTHA MILENE FONTENELLE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARTHA" "autor_email" => "marthainclusao@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo pretende trazer reflexões acerca da experiência na Universidade Regional do Cariri (URCA), cidade de Crato, Ceará, com o desenvolvimento do projeto “empresta sua voz?” enquanto uma ação pedagógica de auxilio para inclusão em processos seletivos de vestibular de alunos com deficiência visual. A temática envolvendo a inclusão de alunos com as mais diversas deficiências no ambiente de ensino têm sido bastante discutida, tendo em vista a urgência na modificação de práticas pedagógicas obsoletas e homogeneizadoras com as quais ainda nos deparamos em muitas instituições. Acompanhados por estas reflexões, o projeto “Empresta sua voz?” possibilitou a produção de audiolivros para alunos com deficiência visual e, aqui, relatamos esta experiência que envolveu graduandos, professores e comunidade, em geral. Trata-se de um relato descritivo, desenvolvido através de uma metodologia participativa que objetivou sensibilizar voluntários para “emprestar” a voz em gravações de audiolivros. Concluímos desse modo, que o desenvolvimento e efetivação do projeto “Empresta sua voz?” demonstra uma ação que foi consolidada a partir da união de várias pessoas, mobilizadas em auxiliar também nesse processo inclusivo, proporcionando a pessoa com deficiência visual o acesso de forma mais igualitária. Nossa expectativa é que o trabalho venha trazer ponderações acerca de práticas de emancipação, apresentando o relato de experiência através do projeto “Empreste sua voz?” enquanto uma ação inclusiva que promoverá a aprendizagem através da produção de acervos literário em audiolivro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.