Este artigo tem se a pretensão de discutir gênero e inclusão através da análise do filme Ágora. Para isso, foi realizada leitura de textos e análise do filme, o que possibilitou suscitar reflexões relacionadas as questões de gênero e a educação na e para a diferença. Num paralelo entre a trajetória da personagem Hipátia, alvo de preconceitos e de estereótipos por ser mulher e ainda, assim, assumiu o papel de docente. Ocupando um espaço na sociedade do período antigo, ela foi de encontro ao padronizado e instituído em relação a ideia de que, apenas, homens tinham o direito à educação e a oportunidade de lecionar. Atualmente, defende o direito a educação para todos, inclusive, potencializando a inclusão e o respeito a diferença nos espaços educativos. Porém, é notório que a educação, mesmo sendo de e para todos, ainda é seletiva. No que se refere a discussão da educação e a mulher - apesar da luta feminista que tem se mostrado firme quanto às questões de gênero – se verifica que a jornada educacional para a igualdade de gênero tem uma trajetória árdua e constante.