O PROINFO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA AS ESCOLAS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23143 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 2275 "titulo" => "O PROINFO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA AS ESCOLAS" "resumo" => "As novas tecnologias não se restringem apenas aos novos instrumentos tecnológicos presentes nos laboratórios de informáticas das escolas, elas estão presentes no dia-a-dia, por isso, em pleno século XXI, a escola ao utilizar os instrumentos tecnológicos, pode potencializar os significados no ensino e aprendizagem e a contribuição desse recurso no ambiente escolar. Este trabalho tem o objetivo de analisar a implementação do ProInfo no município de Bananeiras/PB. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso e para análise dos dados, utilizamos da forma descritiva, que vai apresentar a visão dos sujeitos da pesquisa sobre a implementação do ProInfo e as diretrizes que normalizam o programa nas escolas. A pesquisa foi realizada em duas escolas do Município de Bananeiras/PB contempladas pelo ProInfo. Nas análises dos dados segundo o Gestor da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho” e a própria Secretária de Educação, a estrutura foi organizada para receber os computadores, mas o processo de instalação não foi concluído por falta de acompanhamento do técnico responsável. Como não houve o processo de instalação, a sala funciona hoje como espaço para os professores e outros fins. Diferentemente da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho”, a escola E.M.E.F. “João Paulo II”, recebeu os computadores de informática, com as instalações necessárias para o seu funcionamento e tiveram o apoio para instalação dos mesmos, mas, atualmente, não está funcionando por falta de manutenção. Diante dos dados coletados concluímos que o programa existe oficialmente nas escolas pesquisadas, mas na prática, atualmente, não são realizadas a concretização das metas estabelecidas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROINFO, TECNOLOGIA, IMPLEMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2275_01092016160238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "DAYANA" "autor_email" => "dayana_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23143 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 2275 "titulo" => "O PROINFO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS/PB: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA AS ESCOLAS" "resumo" => "As novas tecnologias não se restringem apenas aos novos instrumentos tecnológicos presentes nos laboratórios de informáticas das escolas, elas estão presentes no dia-a-dia, por isso, em pleno século XXI, a escola ao utilizar os instrumentos tecnológicos, pode potencializar os significados no ensino e aprendizagem e a contribuição desse recurso no ambiente escolar. Este trabalho tem o objetivo de analisar a implementação do ProInfo no município de Bananeiras/PB. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso e para análise dos dados, utilizamos da forma descritiva, que vai apresentar a visão dos sujeitos da pesquisa sobre a implementação do ProInfo e as diretrizes que normalizam o programa nas escolas. A pesquisa foi realizada em duas escolas do Município de Bananeiras/PB contempladas pelo ProInfo. Nas análises dos dados segundo o Gestor da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho” e a própria Secretária de Educação, a estrutura foi organizada para receber os computadores, mas o processo de instalação não foi concluído por falta de acompanhamento do técnico responsável. Como não houve o processo de instalação, a sala funciona hoje como espaço para os professores e outros fins. Diferentemente da E.M.E.F. “Miguel Figueira Filho”, a escola E.M.E.F. “João Paulo II”, recebeu os computadores de informática, com as instalações necessárias para o seu funcionamento e tiveram o apoio para instalação dos mesmos, mas, atualmente, não está funcionando por falta de manutenção. Diante dos dados coletados concluímos que o programa existe oficialmente nas escolas pesquisadas, mas na prática, atualmente, não são realizadas a concretização das metas estabelecidas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "PROINFO, TECNOLOGIA, IMPLEMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID2275_01092016160238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA FERREIRA MARQUES" "autor_nome_curto" => "DAYANA" "autor_email" => "dayana_pb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }