AMORIM, Maria De Fátima De. Educação especial e educação inclusiva. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22860>. Acesso em: 22/12/2024 13:19
Através de pesquisas, leituras e análises de várias obras por diferentes autores, pretendeu-se no presente artigo fazer uma reflexão sobre o caminhar histórico da educação especial e desta versus a inclusão. Também apresenta como a inclusão se efetiva e quais as dificuldades encontradas pelos pais no momento de matricular seus filhos nas escolas ditas “normais”. Observa-se a relevância sobre o tema abordado. Percebe-se que nas últimas décadas tem-se debatido significativamente sobre o sistema educacional inclusivo, nas esferas política, cultural, social e pedagógica, em prol do direito de todos a educação de qualidade. Esse estudo procurou, também, relacionar questões conceituais referentes à pessoa com necessidades educativas especiais/NEE, esclarecendo alguns termos encontrados na sociedade de forma generalizada e se reporta a um histórico da educação especial, apresentando um viés da legislação que proporciona a garantia de direitos sociais e coloca a inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais no contexto educacional. A metodologia constituiu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa. Subsidiaram o estudo, autores como: Mazzotta (1999), Ribas (2003), Sassaki (1997), Mantoan (2003), dentre outros. Espera-se contribuir com estudos e pesquisas de pessoas interessadas no tema.