DUTRA, Willany Késia Garcia. Debate sobre classe e evasão escolar no brasil. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22797>. Acesso em: 17/11/2024 02:25
Diante dos inúmeros debates acerca das classes sociais e indivíduos que caracterizam suas representações, este trabalho apresenta inicialmente uma análise sobre o que pode caracterizar de fato uma classe segundo autores da escola marxista, como o próprio Karl Marx, Olin Wright e Adam Przeworski e outros que não se enquadram no marxismo, como Anthony Giddens, Wright Mills, Max Weber. Também é de interesse reconhecer suas lutas sociais e a partir dessa perspectiva elaborar uma interpretação sobre as causas que rodeiam um problema antigo para a sociedade, a grande evasão das escolas no Brasil, a fim de chegar aos resultados satisfatórios. Além disso, tem como objetivo construir de forma teórica comentários e/ou modelos que possam ajudar numa mudança positiva desse problema social encontrado não somente no Brasil, mas também em todos os países. O trabalho foi realizado para a disciplina intitulada de Estrutura de Classes e Estratificação Social, que compõe a grade curricular do curso superior de Ciências Sociais, pertencente ao Centro de Humanidade da Universidade Federal de Campina Grande, campus Campina Grande – PB. Nesse propósito, refletiremos sobre os aspectos problemáticos, tanto culturais quanto econômicos, que ocorrem na sociedade brasileira sobre as possíveis causas que explicariam tal situação de evasão nas escolas principalmente de ensino médio, onde jovens e adultos estão geralmente em situações marginalizadas, com pouca perspectiva de vida e condições mínimas de sobrevivência. Ou seja, estudantes que estão em situação de risco perante o crescimento da violência nas grandes cidades, mas que, também, estão sendo encontradas também em cidades menores.