DINIZ, Yanne Livia Xavier et al.. Desconstruindo gênero na escola. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22811>. Acesso em: 17/11/2024 00:25
Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada em uma escola do sertão paraibano com estudantes do ensino médio e teve como objetivo compreender a construção das relações de gênero no ambiente escolar. Levou-se em consideração que a questão de gênero é pouco debatida em sala de aula, seja pelo fato das instituições educacionais não darem importância ao tema ou pelo despreparo dos professores. Trabalhou-se, portanto, o conceito de gênero, concebendo-o numa perspectiva cultural. Para nosso embasamento teórico utilizamos autoras e autores como Scott (1995), Louro (2000), Goellner (2010), Silva (2013), entre outros. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa de intervenção com a presença de 18 jovens, sendo 11 do sexo feminino. Foram exibidos dois vídeos: um deles trata dos papéis socialmente determinados pela sociedade como sendo masculinos e femininos e o outro questiona os brinquedos atribuídos ao menino e à menina. Após a exibição dos vídeos, aconteceu a discussão e esta foi gravada. Os resultados apontam que há uma resistência dos meninos na participação das discussões, sendo que a maior resistência ocorreu no trabalho com o primeiro vídeo. Já as meninas se mostraram desinibidas para as discussões, mais abertas para falar. O cotidiano dos/as jovens foi revelador, pois apontou nas falas de ambos que as atividades domésticas ainda cabem às mulheres, enquanto aos homens, a esfera pública. Não há uma divisão de tarefas mesmo na vivência de meninos tão jovens. O estudo mostra que a temática gênero ainda é um assunto tabu na escola.