A família ocupa um espaço primordial nas relações educacionais, impactando diretamente no desenvolvimento do aluno no contexto escolar e contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada nos periódicos CAPES e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), que centraliza informações da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e do Scientific Eletronic Library (SciELO). Foram utilizados os descritores “família”, “escola”, “inclusão” e “deficiência.” A partir destes, identificamos 62 trabalhos, dos quais 22 foram selecionados e posteriormente analisados sendo incluídos os artigos que relacionavam o tema proposto, publicados no Brasil, disponibilizados como texto completo e excluídos os artigos coincidentes. Os dados enfatizam à importância do apoio familiar nos avanços educacionais alcançados pelo deficiente múltiplo. Observa-se que os impactos do diálogo entre a instituição escolar e a família, apontam para os progressos obtidos pela integração entre estas duas instituições no desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos. Ademais, as problemáticas que permeiam a relação família-escola podem ser compartilhadas visto que contribuem para uma maior integração do aluno com as relações sociais, familiares e educacionais. É importante que exista uma cooperação de todos os agentes envolvidos neste processo, em especial, da família, no que diz respeito ao incentivo e ao crédito na capacidade de desenvolvimento de novas habilidades. Em síntese, este trabalho nos permite refletir acerca da necessidade de transformações nas relações que permeiam o ambiente familiar e escolar e em toda realidade social. Por esta via é possível construir alternativas que envolvam a família e a comunidade escolar na busca da consolidação de práticas mais integrativas e eficazes.