ARAÚJO, Wilho Silva. Projeto social: resgatando o tênis de mesa. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23232>. Acesso em: 17/11/2024 04:24
O presente trabalho relata-se a inclusão do Tênis de Mesa no cotidiano de crianças e adolescentes e adultos, por meio do projeto social que tem caráter voluntario, ou seja, sem fins lucrativos, o objetivo do projeto esta atrelada as seguintes propostas: Incentivar a formação educacional; Facilitar a integração e convívio social; Desenvolvimento de valores éticos e morais; Promover e realização de eventos no calendário esportivo do município; Contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo de crianças e adolescentes. Tendo como colaboradores o Conselho Tutelar de Serra Branca – PB, Escolas Públicas e Privadas, Secretaria de Educação, Pais ou responsável pela criança e adolescente, parcerias estas, primordiais no desenvolvimento do projeto por estar presente no cotidiano do público-alvo, assim, acreditamos que a falta de oportunidade e lugares para prática de lazer expõe os jovens ao mundo do crime. O ciclo de atividades então organizados das seguintes formas: Conhecimento das regras, formas de segurar a raquete, estilo de jogo, postura básica corporal, saques, jogos livres. O projeto vem conseguindo incentivar as crianças e adolescentes, de forma interativa, tendo uma média de 30 pessoas que aderem o Tênis de Mesa como atividade de aprendizagem, lazer, socialização, além dos benefícios como: percepção, equilíbrio, lateralidade, coordenação motora grossa, coordenação motora fina, movimento de locomoção, colocando em pauta a sua capacidade de aprendizagem e uma melhor qualidade de vida. Concluímos nesse contexto que ensinar mais do esporte, estimulando o desenvolvimento de competências para a inserção social e exercício da cidadania, implica no desenvolvimento da capacidade de leitura critica do mundo e do próprio esporte nos diferentes contextos em que este se manifesta.