COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GEOGRAFIA INTERDISCIPLINAR NA EEEFM PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA – CAMPINA GRANDE - PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22750 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 2548 "titulo" => "COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GEOGRAFIA INTERDISCIPLINAR NA EEEFM PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA – CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente artigo busca compartilhar com educadores, professores, pesquisadores da área educacional e comunidade acadêmica em geral, algumas experiências didáticas e pedagógicas obtidas no decorrer das atividades do projeto Geografia Interdisciplinar: protagonismo estudantil e preparação para o ENEM 2015 na EEEFM Prof. Antônio Oliveira, no ano de 2015; trata-se de um projeto de trabalho executado na disciplina de Geografia em turmas de segundos e terceiros anos do ensino médio regular diurno, no qual foram trabalhadas diversas habilidades e competências das áreas 04 e 06 da matriz de referência para ciências humanas e suas tecnologias do edital de 2015 do ENEM. O objetivo geral foi promover situações de ensino e aprendizagem interdisciplinares buscando exercitar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das referidas habilidades e competências para o ENEM 2015. Utilizando metodologias cooperativas, o trabalho seguiu essencialmente quatro etapas: na primeira, apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos e os respectivos temas dos seminários e simulados, na segunda e terceira, orientação e prática dos procedimentos planejados (áreas 04 e 06), e na quarta, realização de simulados/avaliação. Ficou evidente um maior interesse dos participantes pelo processo de construção do conhecimento que ocorreu de forma contínua e dialogada, bem como a melhoria progressiva no nível das apresentações e nos simulados. Outro benefício foi o despertar de um novo compromisso com a escola, pois ao sair da passividade os educandos desenvolveram atividades bastante satisfatórias. Ao promover a escola como um espaço cidadão de construção de saberes, obtivemos uma nova experiência de aprendizado e uma “melhor” preparação para o ENEM 2015." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENEM, PEDAGOGIA DE PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2548_13102016223924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE" "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22750 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 2548 "titulo" => "COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO PROJETO GEOGRAFIA INTERDISCIPLINAR NA EEEFM PROF. ANTÔNIO OLIVEIRA – CAMPINA GRANDE - PB" "resumo" => "O presente artigo busca compartilhar com educadores, professores, pesquisadores da área educacional e comunidade acadêmica em geral, algumas experiências didáticas e pedagógicas obtidas no decorrer das atividades do projeto Geografia Interdisciplinar: protagonismo estudantil e preparação para o ENEM 2015 na EEEFM Prof. Antônio Oliveira, no ano de 2015; trata-se de um projeto de trabalho executado na disciplina de Geografia em turmas de segundos e terceiros anos do ensino médio regular diurno, no qual foram trabalhadas diversas habilidades e competências das áreas 04 e 06 da matriz de referência para ciências humanas e suas tecnologias do edital de 2015 do ENEM. O objetivo geral foi promover situações de ensino e aprendizagem interdisciplinares buscando exercitar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das referidas habilidades e competências para o ENEM 2015. Utilizando metodologias cooperativas, o trabalho seguiu essencialmente quatro etapas: na primeira, apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos e os respectivos temas dos seminários e simulados, na segunda e terceira, orientação e prática dos procedimentos planejados (áreas 04 e 06), e na quarta, realização de simulados/avaliação. Ficou evidente um maior interesse dos participantes pelo processo de construção do conhecimento que ocorreu de forma contínua e dialogada, bem como a melhoria progressiva no nível das apresentações e nos simulados. Outro benefício foi o despertar de um novo compromisso com a escola, pois ao sair da passividade os educandos desenvolveram atividades bastante satisfatórias. Ao promover a escola como um espaço cidadão de construção de saberes, obtivemos uma nova experiência de aprendizado e uma “melhor” preparação para o ENEM 2015." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENEM, PEDAGOGIA DE PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2548_13102016223924.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEÔNIDAS SIQUEIRA DUARTE" "autor_nome_curto" => "LEÔNIDAS DUARTE" "autor_email" => "leonidas.duarte@hotmail.c" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - PB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }