SANTOS, Greyce Hellen. Inclusão e práticas de ensino para alunos com dislexia. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/23012>. Acesso em: 22/12/2024 14:10
Este artigo traz esclarecimentos sobre a dislexia, em uma definição geral e consensual, incluindo as principais características dos alunos diagnosticados, além de como esta temática é abordada nas leis inclusivas do Brasil. Nosso propósito é auxiliar a inclusão e melhor desenvolvimento acadêmico, e social dos alunos, apresentando métodos, abordagens e estratégias de ensino, e convivência. Para tanto, utilizaremos referenciais teóricos que contemplam: esclarecimentos acerca da organização escolar e as propostas das leis de ensino inclusivo como PCN (1998), LDB (1996) e CNE/CEB (2001). A Teoria das Inteligências Múltiplas, as quais consideram a totalidade do indivíduo em suas diferentes inteligências, dialogando com a perspectiva de uma escola com nova visão de ensino, Gardner (1995). Os conhecimentos sobre o ensino dos alunos com dislexia e o Método Fonomímico defendidos por Teles (2004 e 2012). Estratégias para o ensino de leitura, Leal [2006?] e propostas de ensino para alunos com dislexia da Cartilha da Inclusão Escolar (2014). Para desenvolver esse estudo foi utilizada pesquisa bibliográfica citada por Moreira e Caleffe (2008), o qual não se baseia apenas em explicações teóricas, mas fornece propostas para desenvolvimento de alunos com dislexia, buscando promover uma educação inclusiva, com interação social. Contudo, defendemos uma nova visão de ensino, considerando a totalidade do indivíduo, a flexibilização de práticas pedagógicas e avaliativas, e auxílio às especificidades dos alunos, que consiste na contribuição, não apenas do corpo escolar, mas de uma equipe multidisciplinar, dos pais e alunos, como suporte para ensino inclusivo. Onde o estudante tenha autonomia e oportunidades de um melhor desenvolvimento para vida.