Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CAMINHOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUDÔ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: JUDÔ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22740 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 2202 "titulo" => "CAMINHOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUDÔ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana. \r\nTrata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas pública \r\n PALAVRAS-CHAVE: Judô, Formação de professores, Programa Mais Educação, Ludicidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "JUDÔ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2202_01092016230752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO HIROMITSU IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "IVAZAKI LEONARD" "autor_email" => "ivazakileonardo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22740 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 327 "inscrito_id" => 2202 "titulo" => "CAMINHOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE JUDÔ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana. \r\nTrata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas pública \r\n PALAVRAS-CHAVE: Judô, Formação de professores, Programa Mais Educação, Ludicidade. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "JUDÔ, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID2202_01092016230752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO HIROMITSU IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "IVAZAKI LEONARD" "autor_email" => "ivazakileonardo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO Trata-se do relato de experiência sobre a atuação pedagógica de um oficineiro do Programa Mais Educação,que ministrou oficinas de Judô em quatro escolas públicas da Rede Municipal de Educação de Campina Grande-PB, no ensino fundamental I.Teve o objetivo de refletir sobre os limites e possibilidades da formação docente, a partir da atuação enquanto agente cultural em uma política educacional que valoriza a relação entre escola e comunidade, abrindo caminhos para a formação inicial nas áreas contempladas em seus macrocampos. Enquanto resultados, destaca que as atividades desenvolvidas durante as aulas foram ganhando o contexto social de cada escola, buscando respeitar os indivíduos e incluí-los de forma efetiva nas aulas em prol de um equilíbrio em que situações competitivas ou não tiveram uma conotação favorável em cada campo do conhecimento. Ao longo do trabalho, a aprendizagem começou a atender às expectativas. Se, antes, os alunos se mostravam dispersos, com o tempo, mostravam-se cada vez mais interessados e familiarizados com a rotina do judô. Os exercícios que pareciam ser um grande desafio aos poucos foram sendo superados. Nesse formato de aulas, em que a ludicidade foi o fio condutor da aprendizagem, acredito ter obtido sucesso e alcançado para além dos meus objetivos imediatos.Nesse sentido, destaco que a experiência junto ao programa Mais Educação possibilitou a continuidade dos meus investimentos existenciais e profissionais com a arte, dessa vez me aproximando da perspectiva do professor-pesquisador, a partir da entrada em um curso superior em Educação Física no PARFOR, onde pude dialogar com diversas teorias da área, ressignificando a minha prática pedagógica cotidiana. PALAVRAS-CHAVE: Judô, Formação de professores, Programa Mais Educação, Ludicidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.