Um dos propósitos do ensino fundamental é fazer com que os alunos percebam-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente. Neste cenário a educação ambiental nesta etapa do ensino tem como finalidade formar indivíduos que possam responder aos desafios colocados pelo sistema socioeconômico vigente, a partir da construção de um novo estilo harmônico entre a sociedade e a natureza. E uma das formas para se trabalhar a educação ambiental no ensino fundamental é a paródia, que como estratégia do processo educativo pode proporcionar aulas mais alegres, atraentes, motivadoras, capazes de transmitir conhecimentos. Este trabalho visou analisar a paródia como uma estratégia metodológica na aprendizagem conceitual referente aos conteúdos de educação ambiental. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Escolar Municipal Jadhiel Carvalho no município de Caxias – MA, em três turmas do 5º ano, foi dividido em duas etapas, a primeira foi a exposição de conteúdos de educação ambiental e a segunda etapa a confecção das paródias pelos alunos, e para coleta de dados foram-se utilizados questionários formulados pelos pesquisadores. Observou-se que a paródia torna-se um ótimo meio de ministrar os assuntos, pois tem uma receptividade muito boa pelos mesmos, e que 80% dos alunos entrevistados disseram que gostariam que a paródia fosse trabalhada em conteúdos considerados difíceis pelos mesmos em outras disciplinas. Portanto a paródia é uma alternativa de baixo custo, que traz inúmeros benefícios no processo ensino-aprendizagem, que o docente pode estar utilizando para trabalhar os conteúdos.