Diante da realidade observada, de um ensino de química tradicional e descontextualizado, propõe-se uma intervenção pedagógica para que os alunos possam entender e aplicar conceitos químicos de forma significativa em suas vidas, e assim, facilitar o processo ensino- aprendizagem desta disciplina. Neste trabalho, descreveu - se uma aula contextualizada, em que o tema gerador foi os alimentos; através desta temática, trabalhou– se conceitos químicos, principalmente aqueles relacionados à Tabela Periódica: elementos químicos, composição química dos alimentos– mitos e verdades, para apresentar utilizando recursos simples e de baixo custo, uma forma mais dinâmica, interativa e prazerosa de interação entre o aluno e o conhecimento químico, com enfoque na tabela Periódica. A metodologia consistiu na aplicação de uma aula de caráter expositivo e a confecção de um jogo de memória dos elementos químicos, onde deveriam relacionar duas cartas iguais (de tamanho 5X8 cm), uma que apresentava o símbolo do elemento químico, seu nome, número atômico e de massa, e outra que continha um desenho de um alimento que pode ser encontrado esse elemento, a uma turma de do nono ano do ensino fundamental de uma escola particular em Petrolina- PE. Os alunos puderam discutir entre si sobre a veracidade de alguns questionamentos sobre a composição química alimentar, bem como analisar alguns mitos que circundam o tema alimentos, dentre deles, se a mistura de manga e leite pode fazer algum mal. Foi observado que tal intervenção pedagógica obteve resultados no que se concerne em aumentar o interesse dos estudantes na aula de química, e os fazer interligar as informações dadas em sala de aula a assuntos que permeiam o cotidiano, permitindo, portanto, presumir que há a construção de conhecimentos escolares significativos com o uso da contextualização dos conteúdos.