O presente artigo tem por objetivo apresentar um recorte do trabalho com o Tema de Pesquisa intitulado “O espaço Sideral”, estudo desenvolvido no primeiro trimestre letivo de 2016, em que as crianças da turma 3 do turno vespertino do Núcleo de educação da Infância- NEI/Cap/UFRN, se apropriaram e ampliaram muitas hipóteses e conceitos acerca do Espaço. Dentre tantas descobertas, este relato irá enfatizar o trabalho com as Relações Espaciais Topológicas que se insere em um dos eixos do trabalho com a matemática na Educação Infantil. Estas são relações espaciais que se estabelecem no espaço próximo, usando referenciais elementares tais como: dentro, fora, perto, longe, etc. Tais relações estão presentes nas tarefas mais simples do dia-a-dia como, por exemplo, no deslocamento de um local a outro ou mesmo quando se busca a localização de objetos e sua orientação no espaço. O objetivo do estudo foi comparar distâncias entre os planetas a partir de alguns padrões e medidas não convencionais (palitos, palmo e lápis grafite), bem como representar as posições dos planetas em relação ao sol utilizando o próprio corpo.
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