Apresentamos neste trabalho o resultado dos encontros do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizados em 2014/15 pelos professores da escola Adahil Barreto Cavalcante, Maracanaú, Ceará. O presente estudo foi desenvolvido pelos docentes de Linguagens, códigos e suas tecnologias e de Ciências da natureza e suas tecnologias. Após discussões com a participação de outros colegas professores e núcleo gestor, percebemos a necessidade que os docentes têm em conhecer e reconhecer o perfil dos jovens que ingressam na escola. Essa preocupação é ponto de partida para traçarmos metas que contemplem os objetivos propostos nas diretrizes de base, para alcançarmos um Ensino Médio de qualidade. Assim, utilizamos a produção de imagens fotográficas e a aplicação de um questionário, para responder os seguintes questionamentos: 1) Quem é o nosso público alvo? 2) Que visão os alunos têm da escola? 3) Como eles adquirem o conhecimento, além da escola?. Participaram do projeto 40 discentes das turmas de 1º ano, turnos: manhã e tarde. O estudo possibilitou-nos ter um olhar diferenciado e buscar entender a realidade, os desejos e os objetivos dos que iniciam suas atividades na escola, saindo do ensino fundamental e ingressando no ensino médio. Os resultados contribuíram para que a comunidade escolar pudesse eliminar qualquer tipo de “preconceito” sobre os discentes e conhecessem de forma fidedigna o perfil dos mesmos. Ressaltamos que o sucesso alcançado será repassado ao corpo docente e gestor da escola, para que todos possam trabalhar e compreender as idiossincrasias de seus alunos