A cartografia pode ser considerada uma linguagem própria da ciência geográfica. Na Geografia escolar os mapas têm por objetivo, dentre outras finalidades, representar a realidade espacial (localizações, processos, estruturas e distribuição espacial) com vistas à leitura e interpretação do espaço, auxiliando o aluno na construção de conceitos geográficos. Esta pesquisa resultou de questionários aplicados a um total de 168 alunos, sendo 69 do ensino fundamental e 56 do ensino médio da zona urbana e 43 do ensino fundamental da zona rural do município de Caicó – RN. Cada um dos alunos respondeu um total de doze questões, sendo seis referentes a mapas altimétrico e hidrográfico, sendo um regional (com o Rio Grande do Norte e partes da Paraíba) e o outro nacional que foram projetados para que os educandos fizessem a leitura e interpretação dos mesmos. Os alunos da escola de Ensino Fundamental da Zona Urbana apresentaram um maior índice de acertos em relação aos da escola de Ensino Fundamental da Zona Rural. A escola de nível médio pesquisada no 3º ano apresentou um menor rendimento que o 9º ano da escola de Ensino Fundamental da Zona Urbana. Torna-se evidente que a cartografia é indispensável no ensino da Geografia e que esta área deve ter cada vez mais espaço dentro do ensino geográfico, pois a sociedade contemporânea vem exigindo o conhecimento do espaço geográfico, seja ele local ou global e a linguagem cartográfica hoje é bastante acessível, cabendo à escola ensinar as crianças e jovens a utiliza-la de maneira correta.