Resumo: No atual contexto do país, que a falta de formação adequada de professores é um dos grandes problemas que afligem à educação brasileira. Entretanto, outras questões como plano de carreira, condições de trabalho também fazem parte desse contexto desfavorável aos docentes. Acredita-se, nesta pesquisa, em forma de um artigo científico que o caminho para o desenvolvimento de uma nação se dá através de seu desenvolvimento cultural, científico e social e que o oferecimento gratuito de cursos qualificados para os professores que atuam na educação básica pública é uma forma para melhorar a qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas. Porém, estes objetivos só serão alcançados se as necessidades formativas dos sujeitos participantes forem consideradas antes e durante a execução deste Programa. Portanto, este estudo tem como objetivo apresentar o perfil profissional dos alunos do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica no Campus VII de Patos/PB. Dando o suporte teórico necessário ao tema pesquisado, este documento apoiou-se nos estudos de Rodrigues e Esteves (1993, 2006); Zabalza (1998). A metodologia aplicada neste estudo intencionou o diagnóstico das necessidades formativas dos alunos dentro do seu ambiente de estudo. Com estas respostas, espera-se que a organização do curso direcione novas ações a serem executadas, seja continuando a desenvolver as atividades no que vem dando certo, bem como no que pode vir a melhorar com vistas a um trabalho de excelência e ganho qualitativo para a Universidade Estadual da Paraíba.
Palavras-Chave: PARFOR, Alunos, Necessidades Formativas.