A LITERATURA DE CORDEL E SUA INFLUÊNCIA PARA A CULTURA POPULAR: HISTÓRIA DE VIDA E LEGADO DE OLEGÁRIO (1932-2002)
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19960 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3610 "inscrito_id" => 6885 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL E SUA INFLUÊNCIA PARA A CULTURA POPULAR: HISTÓRIA DE VIDA E LEGADO DE OLEGÁRIO (1932-2002)" "resumo" => "Os debates sobre a Educação do Campo no contexto brasileiro reafirmam a necessidade de um modo próprio de conhecimento, rompendo com o formato escolar universal. Nesta discussão, o projeto descolonial apresenta-se como uma alternativa para entender as diferenças e especificidades presente nos aspectos sócio-e-culturais, bem como às lutas e histórias de vida dos sujeitos sociais (MAINAR, 2015; SILVA e SILVA, 2015). Logo, este artigo retratará a história de vida e legado de Olegário Fernandes da Silva (1932-2002), cordelista de Caruaru/PE, utilizando-se do enfoque biográfico-narrativo para evidenciar o processo de resistência na manutenção da cultura de cordel. Assim, o estudo revelou a importância da literatura de cordel para a cultura local e o processo de construção da identidade do sujeito. Esse contato de luta e resistência é fruto da supervalorização de uma cultura externa, internacional, criando estereótipos acerca do “bom” e do “ruim”, ditando normas e controlando o processo de consumo, de leitura, de vestimenta, etc. Desse modo buscamos compreender as histórias de vida e os caminhos que o Cordelista e fundador do museu do cordel trilhou para contribuir com a manutenção da literatura de cordel. Depois do seu falecimento, os filhos mantiveram os trabalhos no museu, mas nos informou que não sobrevivem com a venda dos cordéis. Olegário Filho tem formação em História e sobrevive da profissão docente, atuando na rede municipal de Caruaru/PE. Assim, a cultura popular nordestina ainda constitui-se em um desafio na sua preservação e divulgação, seja em relação ao seu trajeto histórico, seja aos costumes e tradições da referida cultura.Por fim, a história de vida dos sujeitos invisíveis socialmente se mantém como um desafio na construção do sujeito crítico e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., HISTÓRIA DE VIDA, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID6885_19082016215340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC SIDNEY MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISAAC SIDNEY" "autor_email" => "i.s.m.s1989@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19960 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3610 "inscrito_id" => 6885 "titulo" => "A LITERATURA DE CORDEL E SUA INFLUÊNCIA PARA A CULTURA POPULAR: HISTÓRIA DE VIDA E LEGADO DE OLEGÁRIO (1932-2002)" "resumo" => "Os debates sobre a Educação do Campo no contexto brasileiro reafirmam a necessidade de um modo próprio de conhecimento, rompendo com o formato escolar universal. Nesta discussão, o projeto descolonial apresenta-se como uma alternativa para entender as diferenças e especificidades presente nos aspectos sócio-e-culturais, bem como às lutas e histórias de vida dos sujeitos sociais (MAINAR, 2015; SILVA e SILVA, 2015). Logo, este artigo retratará a história de vida e legado de Olegário Fernandes da Silva (1932-2002), cordelista de Caruaru/PE, utilizando-se do enfoque biográfico-narrativo para evidenciar o processo de resistência na manutenção da cultura de cordel. Assim, o estudo revelou a importância da literatura de cordel para a cultura local e o processo de construção da identidade do sujeito. Esse contato de luta e resistência é fruto da supervalorização de uma cultura externa, internacional, criando estereótipos acerca do “bom” e do “ruim”, ditando normas e controlando o processo de consumo, de leitura, de vestimenta, etc. Desse modo buscamos compreender as histórias de vida e os caminhos que o Cordelista e fundador do museu do cordel trilhou para contribuir com a manutenção da literatura de cordel. Depois do seu falecimento, os filhos mantiveram os trabalhos no museu, mas nos informou que não sobrevivem com a venda dos cordéis. Olegário Filho tem formação em História e sobrevive da profissão docente, atuando na rede municipal de Caruaru/PE. Assim, a cultura popular nordestina ainda constitui-se em um desafio na sua preservação e divulgação, seja em relação ao seu trajeto histórico, seja aos costumes e tradições da referida cultura.Por fim, a história de vida dos sujeitos invisíveis socialmente se mantém como um desafio na construção do sujeito crítico e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL., HISTÓRIA DE VIDA, EDUCAÇÃO DO CAMPO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID6885_19082016215340.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISAAC SIDNEY MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISAAC SIDNEY" "autor_email" => "i.s.m.s1989@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }