O desenvolvimento ocorre a partir de mudanças sistemáticas que ocorrem nos indivíduos desde sua concepção até sua morte. A maturação e a aprendizagem, caracterizadas como processos subjacentes às mudanças no desenvolvimento, correspondem, respectivamente, ao desenvolvimento biológico do indivíduo e o processo através do qual as experiências vividas irão produzir mudanças permanentes no corpo. O estudo destaca o primeiro estágio de Piaget, onde as crianças coordenam as informações sensoriais recebidas com suas habilidades motoras, formando esquemas comportamentais. O presente estudo caracterizou-se como exploratória e de abordagem qualitativa, foram realizadas duas observações sistemáticas através da técnica de registro contínuo e aplicação de entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo a criança observada, aqui identificada por D., seus pais e a babá. A criança, do sexo masculino, possuía 1 ano de idade cronológica e 8 meses de idade corrigida e fora caracterizado ao nascer por prematuro extremo. Seu desenvolvimento é considerado satisfatório de acordo com sua idade corrigida, comprovado a partir de exames realizados. De modo geral conclui-se que a criança não se encaixa naquilo esperado para indivíduos que vivenciaram sua mesma situação.