O consumo de drogas traz diversas consequências que não se limita apenas ao indivíduo que faz uso, mas envolve também as famílias e a sociedade de modo geral. Para intervir sobre essa problemática, a educação em saúde propõe cada vez mais a interação multidisciplinar entre os cuidadores em saúde, a comunidade, a escola e o serviço em saúde, sendo fundamental a atuação da enfermagem como uma profissão de compromisso social. O objetivo deste estudo é identificar na literatura científica como os profissionais de enfermagem realizam as ações educativas sobre drogas e qual seu público alvo. Trata-se de uma revisão literária realizada nas bases de dados MEDLINE, Lilacs e BDENF, com a terminologia: “Enfermagem” AND “Educação em saúde” AND “Drogas”. Foram escolhidos e analisados 9 artigos que correspondiam com a temática. Os artigos evidenciam que o público alvo são os adolescentes e usuários do CAPSad sendo o local escolhido pela maioria das pesquisas a escola. As formas de intervenção expostas foram as apresentações em “power point”, rodas de conversas reflexivas, dinâmicas, oficinas educativas, dramatizações e vídeos e filmes. É necessário que sejam realizadas mais publicações a respeito dessa temática, incentivando a realização de ações educativas a respeito das drogas nos diferentes equipamentos sociais das comunidades, tanto intervindo para a promoção e prevenção como também com os próprios usuários, para que seja desenvolvida a conscientização quanto aos malefícios das drogas e a autorreflexão crítica de suas atitudes.