O Ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental, perpassa por uma metodologia voltada para um ensino sem criticidade dos fatos ocorridos e abordados, baseados em datas e heróis históricos, assim formando os alunos meros reprodutores históricos, sem que haja uma criticidade dos fatos e não tornando os mesmos seres capazes de refletir sobre ações e decisões dentro do contexto social. As reflexões deste trabalho incidem acerca da importância do ensino de História nas séries inicias do Ensino Fundamental, perpassando pela prática e conteúdos evidenciados pelos professores e qual o real intuito de estudar História e como tem influências em nossas ações perante os acontecimentos do contexto social, propondo uma História focada nas relações sociais e descentralizada dos conteúdos em datas e heróis nacionais. Desta forma o presente estudo objetiva refletir sobre a importância do ensino de História nas Series Iniciais do Ensino Fundamental que contribua para a construção de um aluno critico e reflexivo acerca dos fatos e acontecimentos da realidade. Assim procedeu-se uma investigação através de estudo de caso com alunos de uma escola pública em Parnaíba-PI e com questionários semiestruturados com os professores. A análise dos dados evidenciou uma disciplina sem atrativo pelos alunos e sem formação crítica a respeito do aluno com ser histórico em sociedade.