A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18783 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA" "palavra_chave" => "RETROALIMENTAÇÃO, SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTÊNCIA, DÁDIVA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID773_24042016101147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "RICARDO MELO" "autor_email" => "ricardohvm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18783 "edicao_id" => 43 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "A DÁDIVA DA POESIA COMO INSTRUMENTO DE FEEDBACK NA FORMAÇÃO EM SAÚDE" "resumo" => "Este texto relata a experiência de uso do instrumento denominado Síntese Poética enquanto ferramenta para fornecimento de feedback (retroalimentação) motivador no processo ensino/aprendizagem na formação em saúde. Os cenários da vivência estão contextualizados na articulação entre Academia, Comunidade e Estratégia Saúde da Família, durante as ações da Atividade Integrada de Educação Saúde e Cidadania (SACI), e do Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), nos cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estas disciplinas são ofertadas durante o primeiro e segundo períodos letivos, contribuindo para a inserção precoce dos alunos nos cenários reais de práticas dos serviços de saúde, em Natal (RN). Os poemas foram recitados após a execução de projetos de intervenção na comunidade e foram analisadas, através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), as narrativas reflexivas discentes contidas em portfólios de aprendizagem. A interpretação dos resultados foi feita a partir da abstração na Teoria da Dádiva (Dom). Verificamos que esta prática estimulou um circuito de trocas positivas, integrando instrumentos formais da ciência com a realidade social, numa perspectiva interativa centrada no desenvolvimento de habilidades comunicativas, dialógicas e de solidariedade reflexiva frente a situações comuns." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-07: SAÚDE COLETIVA" "palavra_chave" => "RETROALIMENTAÇÃO, SERVIÇOS DE INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTÊNCIA, DÁDIVA, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA7_ID773_24042016101147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "RICARDO MELO" "autor_email" => "ricardohvm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conbracis" "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS" "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016" "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg" "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }