A pesquisa realizada teve como objetivo geral: Investigar a prática da pesquisa científica dos docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense (FAP) no ano de 2011. Os objetivos específicos foram: Analisar de que forma os docentes do curso de Pedagogia incentivam os alunos para a prática da pesquisa científica; Verificar os conhecimentos que os docentes têm a respeito da pesquisa científica no Ensino Superior; Compreender a contribuição da pesquisa científica no aspecto pessoal e/ou profissional para os docentes participantes da pesquisa. Para atingir os objetivos citados dialogamos com alguns teóricos como Minayo (2007), Madeira (2010), Brito (2007) e Barros; Lehfeld (1990), entre outros. Para a realização dessa pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada como técnica para a produção dos dados. Duas docentes do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense foram entrevistadas no mês de março do corrente ano. Entre os achados do estudo, confirmamos que o docente do Ensino Superior deve ser pesquisador para poder acompanhar as transformações de sua área de atuação e do mundo globalizado, ampliando seus horizontes, transformando sua forma de pensar e agir.