Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS

Palavra-chaves: ESCRITA, REESCRITA, TEXTOS, DISSERTATIVOS-ARGUMENTAATIVOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Língua Portuguesa
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17569
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita  foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, TEXTOS, DISSERTATIVOS-ARGUMENTAATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID381_03102015095356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BONFIM GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GONÇALVES"
    "autor_email" => "mariabonfim19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17569
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "ESCRITA E REESCRITA NO ENSINO MEDIO: A PRODUÇÃO DO TEXTO COMO UM PROCESSO EM TRÊS ETAPAS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita  foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Língua Portuguesa"
    "palavra_chave" => "ESCRITA, REESCRITA, TEXTOS, DISSERTATIVOS-ARGUMENTAATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA16_ID381_03102015095356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BONFIM GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GONÇALVES"
    "autor_email" => "mariabonfim19@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.