A educação é um processo e como tal acontece em vários espaços e lugares. O seu domínio extrapola as fronteiras da escola, não havendo segregação entre os conhecimentos populares e a formação escolar. As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais intrínsecas no cotidiano das pessoas e ocupa o ambiente educativo formal, e esse por sua vez precisa absorver os aparatos tecnológicos para além do modismo, encarando-os como fundamental para inclusão e compreensão das suas possibilidades e desafios. A metodologia utilizada foram revisões bibliográficas relacionados às tecnologias na educação com relevância para conjuntura atual. Entretanto, foram considerados os critérios: aplicação prática, experiências positivas para educação e a temporalidade da publicação que subsidiaram à composição desta revisão. Com o avanço da ciência e da tecnologia, a educação necessita vislumbrar possibilidades de uso das ferramentas tecnológicas como estratégias pedagógicas uma vez que toda a educação se altera com base em sua época e pela estrutura da sociedade. Os celulares por se apresentarem como dispositivos multifuncionais e com custo relativamente baixo, deixaram de ser apenas telefones e foram associados a ilimitadas tarefas cotidianas. Certamente a inserção do celular como facilitador no processo de aprendizagem exige pesquisas que se proponham a uma maior abertura frente aos novos contextos, uma vez que é ainda é recorrente a rejeição dos aparatos tecnológicos. A apropriação dessas tecnologias torna-se importante para que as práticas educativas não se rendam a monotonia de procedimentos ultrapassados.