A criança faz parte de um mundo letrado desde o seu nascimento, pois já interage com números, letras, figuras e outros códigos. Desse modo, é natural que ela se interesse cada vez mais por situações em que a linguagem escrita se faz presente. Ao chegar à pré-escola, esta precisa dar continuidade às vivências da criança com a escrita de forma significativa para que ela sinta prazer em aprender. Partindo deste princípio, o presente estudo buscou verificar a prática pedagógica de uma docente da Educação Infantil, observando se a proposta desenvolvida contempla práticas do alfabetizar letrando. O estudo, de natureza qualitativa, trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado em 2014. A investigação realizou-se em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Campina Grande – PB. De início procedeu-se uma revisão da literatura sobre alfabetização e letramento, na sequência deu-se a pesquisa de campo e a análise dos dados. Para a coleta de dados lançamos mão de entrevista semiestruturada junto a uma professora da instituição campo de pesquisa, bem como da observação de rotinas sobre práticas de alfabetização com o olhar voltado para a perspectiva do letramento. Pudemos constatar que há casos de práticas de oralidade e de escrita que apresentam indícios da perspectiva do alfabetizar letrando, porém em grande parte das atividades observadas há o predomínio do trabalho com letras, sílabas e palavras descontextualizadas, no sentido de fazer as crianças reproduzirem e memorizarem letras e famílias silábicas, não apresentando significado para a aprendizagem dos pequenos.