Em um país que a tecnologia cresce rapidamente e está em todo ambiente inclusive no âmbito escolar, professores tentam tornar aulas mais interativas e prazerosas. Deste modo, alternativas didáticas vem proporcionar aulas mais atrativas sem perder seu foco que é a construção do conhecimento. Com isso o objetivo desse trabalho é mostrar a importância dos jogos didáticos em aulas de ciências biológicas e acompanhar o comportamento dos alunos diante dos jogos realizados.O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Areia-PB. Esta pesquisa foi realizada através de observações a partir, do desenvolvimento de atividades realizadas a partir da realização dos jogos era sobre os ciclos Biogeoquímicos, mais precisamente o Ciclo do Oxigênio e da água. Diante do grande acesso à informação que os estudantes do ensino médio já tem na contemporaneidade, tornou-se de extrema relevância o professor recorrer a didáticas e recursos para ter sucesso em reter a atenção do alunado em determinado assunto, à exemplo dos ciclos citados em todo trabalho, diante disso, percebeu-se com esta execução que esse tipo de aula, sendo usada de forma complementar a aula expositiva, é um recurso válido em relação a fixação de conteúdo, bem como para interação dos estudantes entre si e com os professores que aplicarem a atividade.