Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DADOS DO INEP SOBRE O ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO NORTE COMO FONTE DE PESQUISA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS SANTA CRUZ

Palavra-chaves: INDICADORES DA EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PROBLEMAS E EXERCÍCIOS MATEMÁTICOS Pôster (PO) / Poster Submission Educação Matemática
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Todavia, o que se observa na realidade é uma diversidade de formas de oferta do Ensino Médio em todo país, bem como a não universalização deste no Brasil, notadamente no Nordeste do Brasil. Esse é o motivo pelo qual objetivamos neste estudo, matematizar os dados dos indicadores do Ensino Médio no Rio Grande do Norte nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013 como forma de transformar informações em conhecimentos matemáticos. Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla que se desenvolve no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Diante deste contexto, busca-se refletir sobre os indicadores do Ensino Médio nos anos já referidos, tendo como metodologia a busca desses indicadores no Instituto Nacional de Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (INEP) disponibilizados em domínio público. Após a coleta de dados os indicadores foram transformados em situações-problemas, problemas matemáticos e exercícios matemáticos no sentido de problematizar os números por meio de reflexões que denotam quando de sua resolubilidade semelhanças, discrepâncias, relações e outros construtos próprios da elaboração do pensamento lógico-matemático. Considera-se que, as proposições deste estudo, enquadram-se nas elaborações e estudos em educação matemática, não apenas por ser desenvolvido na formação docente, mas porque traz à formação e para o ensino, perspectivas reais, utilizando-se de dados concretos da realidade representada pela matemática, como linguagem e como ciência. Por fim, considera-se ainda que os indicadores são fontes de pesquisa relevantes para o ensino e a educação matemática no Brasil por promover uma leitura matemática da educação de todo território nacional.O Ensino Médio no Brasil é segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 a última etapa do nível da Educação Básica. 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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Ensino Médio no Brasil é segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 a última etapa do nível da Educação Básica. Essa etapa é considerada imprescindível para o desenvolvimento da educação no país. Por essa razão, vários estudiosos da área da educação consideram a necessidade da articulação desta com a Educação Profissional. Todavia, o que se observa na realidade é uma diversidade de formas de oferta do Ensino Médio em todo país, bem como a não universalização deste no Brasil, notadamente no Nordeste do Brasil. Esse é o motivo pelo qual objetivamos neste estudo, matematizar os dados dos indicadores do Ensino Médio no Rio Grande do Norte nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013 como forma de transformar informações em conhecimentos matemáticos. Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla que se desenvolve no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Santa Cruz. Diante deste contexto, busca-se refletir sobre os indicadores do Ensino Médio nos anos já referidos, tendo como metodologia a busca desses indicadores no Instituto Nacional de Pesquisas em Educação Anísio Teixeira (INEP) disponibilizados em domínio público. Após a coleta de dados os indicadores foram transformados em situações-problemas, problemas matemáticos e exercícios matemáticos no sentido de problematizar os números por meio de reflexões que denotam quando de sua resolubilidade semelhanças, discrepâncias, relações e outros construtos próprios da elaboração do pensamento lógico-matemático. Considera-se que, as proposições deste estudo, enquadram-se nas elaborações e estudos em educação matemática, não apenas por ser desenvolvido na formação docente, mas porque traz à formação e para o ensino, perspectivas reais, utilizando-se de dados concretos da realidade representada pela matemática, como linguagem e como ciência. Por fim, considera-se ainda que os indicadores são fontes de pesquisa relevantes para o ensino e a educação matemática no Brasil por promover uma leitura matemática da educação de todo território nacional.

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