O ensino médio no Brasil passou por reformulações decorrentes de uma política de desenvolvimento social, sendo reconhecido como a etapa final da educação básica e responsável por consolidar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além de aprimorar o educando como pessoa humana, bem como garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, dentre outros objetivos. Mais especificamente, a disciplina de Sociologia também passou por inúmeras alterações ao longo dos anos nas matrizes curriculares, com várias entradas e saídas durante esse percurso tornado-se obrigatória, desde 2008, para os três anos do ensino médio. Diante dessa realidade, o presente trabalho analisa a contribuição de uma prática interdisciplinar no ensino de Sociologia, considerando que essa disciplina presta uma valorosa contribuição para a formação cidadã proposta para o ensino médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº: 9.394/96 – preconiza que uma das finalidades do ensino médio é que o educando se aprimore como ser humano e em relação à sua formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico, sem olvidar a preparação para o trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seus estudos. Assim, aponta-se a importância da Sociologia para o cumprimento dessas finalidades, bem como apresentam-se reflexões acerca da interdisciplinaridade no ensino de tal disciplina na educação básica.