Tendo em vista a forma muito aquém de como os alunos decifientes visuais são tratados nas escolas, as eventuais dúvidas em fórmulas e o ensino linear com que as escolas vêm trabalhando ao longo dos anos, a presente pesquisa tem como objetivo geral, vivênciar a metodologia Sequência Fedathi no ensino da Química para deficientes visuais, aspirando mudanças na forma como os professores conduzem suas aulas. A Sequência Fedathi foi criada pelo o professor Dr. Hermínio Borges Neto da Universidade Federal do Ceará. Os trabalhos iniciais reportam ao ensino da Matemática e tem por base quatro etapas sequenciais e interdependentes, são elas: tomada de posição, maturação, solução e prova. Embora a Sequência Fedathi tenha sido desenvolvida com ênfase na Matemática, a mesma pode ser usada em qualquer outra disciplina. Portanto, para a realização da pesquisa a proposta foi executada no contra turno das aulas de Química, no instituto dos Cegos da Paraíba, com três alunos cegos. Com a intenção de desenvolver um pensamento crítico/reflexivo nas aulas de Química, essa metodologia propõe uma nova postura do professor. Partindo de um problema generalizável o docente irá lançar perguntas ao aluno e o mesmo, através da mediação do professor, procurará solucionar tais questionamentos. Acredita-se que assim, o aluno construirá o senso crítico, reflexivo e a busca pelo o conhecimento se dará de uma maneira mais prazerosa, tendo participação ativa do aluno no processo de ensino apredizagem. A metodologia utilizada na pesquisa será pautada em princípios da pesquisa qualitativa, com bases metodológicas na Sequência FEDATHI.