PROJETO DANÇA NA ESCOLA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO SABER EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1539 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "PROJETO DANÇA NA ESCOLA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO SABER EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A educação física escolar na formação do sujeito trata de conteúdos da cultura corporal tais como: jogos, lutas, esportes, ginástica e dança. O conjunto desses conteúdos proporciona singularidades no desenvolvimento do aluno. Nesse âmbito, a dança permite uma ampliação da pluralidade de movimento, e possibilita aos educandos uma apropriação dos conhecimentos artísticos, culturais e estéticos. Para isso é premente que o professor desenvolva os saberes necessários ao ensino da dança de forma pedagógica. Na prefeitura municipal de João Pessoa é desenvolvido o projeto Dança na Escola, cuja meta é a promoção da prática da Dança na Escola, com caráter educativo e sócio-cultural ressaltando a pluralidade cultural, assim esta pesquisa tem como objetivo analisar como o projeto Dança na Escola contribuiu para a ressignificação do saber em dança das professoras na educação física escolar. A pesquisa é descritiva, exploratória e transversal, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 11 professoras da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB que fazem parte do Projeto Dança na Escola. A coleta das informações se deu por meio das técnicas de entrevista, grupo focal e análise documental. A análise das informações foi realizada por meio da hermenêutica, seguindo as fases da leitura inicial, leitura crítica e apropriação gerando duas categorias de análise: o conhecimento do projeto e a ressignificação dos saberes das professoras. Observou-se que o projeto contribuiu na qualificação das professoras, por meio da ampliação da fundamentação teórica, caracterizando um ensino pautado na reflexão educativa da prática dançante. Além disso, ultrapassou a concepção do ensino da dança mecanicista para pensar os aspectos educativos do processo coreográfico. Permitiu também que as professoras se sentissem mais qualificadas e seguras para ministrarem esse conteúdo em suas disciplinas. O projeto se constituiu um marco na formação das participantes do estudo, ao mesmo tempo em que possibilitou a produção do conhecimento no âmbito científico. Conclui-se que o projeto tem relevância teórico-científica, e contribui para a construção do conhecimento em dança na educação física escolar, assim, sugere-se que este projeto seja ampliado para outras localidades." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "DANÇA, FORMAÇÃO CONTINUADA, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA QUEIROZ DO NASCIMENTO FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "SAMARA NASCIMENTO" "autor_email" => "samara.qnf@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1539 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "PROJETO DANÇA NA ESCOLA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO SABER EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A educação física escolar na formação do sujeito trata de conteúdos da cultura corporal tais como: jogos, lutas, esportes, ginástica e dança. O conjunto desses conteúdos proporciona singularidades no desenvolvimento do aluno. Nesse âmbito, a dança permite uma ampliação da pluralidade de movimento, e possibilita aos educandos uma apropriação dos conhecimentos artísticos, culturais e estéticos. Para isso é premente que o professor desenvolva os saberes necessários ao ensino da dança de forma pedagógica. Na prefeitura municipal de João Pessoa é desenvolvido o projeto Dança na Escola, cuja meta é a promoção da prática da Dança na Escola, com caráter educativo e sócio-cultural ressaltando a pluralidade cultural, assim esta pesquisa tem como objetivo analisar como o projeto Dança na Escola contribuiu para a ressignificação do saber em dança das professoras na educação física escolar. A pesquisa é descritiva, exploratória e transversal, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 11 professoras da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB que fazem parte do Projeto Dança na Escola. A coleta das informações se deu por meio das técnicas de entrevista, grupo focal e análise documental. A análise das informações foi realizada por meio da hermenêutica, seguindo as fases da leitura inicial, leitura crítica e apropriação gerando duas categorias de análise: o conhecimento do projeto e a ressignificação dos saberes das professoras. Observou-se que o projeto contribuiu na qualificação das professoras, por meio da ampliação da fundamentação teórica, caracterizando um ensino pautado na reflexão educativa da prática dançante. Além disso, ultrapassou a concepção do ensino da dança mecanicista para pensar os aspectos educativos do processo coreográfico. Permitiu também que as professoras se sentissem mais qualificadas e seguras para ministrarem esse conteúdo em suas disciplinas. O projeto se constituiu um marco na formação das participantes do estudo, ao mesmo tempo em que possibilitou a produção do conhecimento no âmbito científico. Conclui-se que o projeto tem relevância teórico-científica, e contribui para a construção do conhecimento em dança na educação física escolar, assim, sugere-se que este projeto seja ampliado para outras localidades." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "DANÇA, FORMAÇÃO CONTINUADA, SABERES DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_449.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA QUEIROZ DO NASCIMENTO FLORÊNCIO" "autor_nome_curto" => "SAMARA NASCIMENTO" "autor_email" => "samara.qnf@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }