EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES NA CIDADE DE PAULO AFONSO – BA
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1424 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 450 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES NA CIDADE DE PAULO AFONSO – BA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo trazer uma abordagem sobre a análise do conhecimento dos docentes acerca dos conteúdos que fundamentam a disciplina Educação Física e sua aplicação nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Paulo Afonso - BA. Foi traçado um perfil diagnóstico do quadro de professores de Educação Física atuantes na rede municipal, apresentando dados que mostram como são elaborados os planejamentos, o desenvolvimento das práticas de aula, a metodologia aplicada nas intervenções dos docentes de acordo com o seu nível de formação e de conhecimento sobre os conteúdos curriculares da disciplina. Além disso, foi feito um levantamento do conhecimento dos professores sobre as referências bibliográficas que fundamentam e discutem as questões relevantes aos conteúdos e temas que estruturam os Parâmetros Curriculares Nacionais utilizados por eles para a elaboração e fundamentação dos seus planos de curso e planos de aula. Também, apresenta uma reflexão sobre a relação da qualificação dos profissionais investigados que atuam na rede municipal, com a sua atuação nas aulas de Educação Física. Encontramos um número de professores com formação em áreas diferentes atuando nas aulas de Educação Física, promovendo com isso, vários questionamentos sobre a importância do processo de formação dos educandos, pois é uma prioridade na educação a participação de profissionais técnicos com qualificação coerente com cada área de atuação a ser desenvolvida nas escolas e que tenha formação acadêmica para assumir o papel de responsável pelo alcance da formação dos alunos. Dentro do currículo da disciplina, os docentes foram questionados quanto ao tempo de atuação na escola, a capacitação, o conhecimento acerca dos PCN’s e sua utilização na elaboração das aulas, apresentando como resultado um importante diagnóstico para a melhoria da qualidade tanto dos professores quanto da formação dos alunos neste nível de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GILSON PEREIRA" "autor_email" => "professorgilsonpereira@gm" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1424 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 450 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS DOCENTES NA CIDADE DE PAULO AFONSO – BA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo trazer uma abordagem sobre a análise do conhecimento dos docentes acerca dos conteúdos que fundamentam a disciplina Educação Física e sua aplicação nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Paulo Afonso - BA. Foi traçado um perfil diagnóstico do quadro de professores de Educação Física atuantes na rede municipal, apresentando dados que mostram como são elaborados os planejamentos, o desenvolvimento das práticas de aula, a metodologia aplicada nas intervenções dos docentes de acordo com o seu nível de formação e de conhecimento sobre os conteúdos curriculares da disciplina. Além disso, foi feito um levantamento do conhecimento dos professores sobre as referências bibliográficas que fundamentam e discutem as questões relevantes aos conteúdos e temas que estruturam os Parâmetros Curriculares Nacionais utilizados por eles para a elaboração e fundamentação dos seus planos de curso e planos de aula. Também, apresenta uma reflexão sobre a relação da qualificação dos profissionais investigados que atuam na rede municipal, com a sua atuação nas aulas de Educação Física. Encontramos um número de professores com formação em áreas diferentes atuando nas aulas de Educação Física, promovendo com isso, vários questionamentos sobre a importância do processo de formação dos educandos, pois é uma prioridade na educação a participação de profissionais técnicos com qualificação coerente com cada área de atuação a ser desenvolvida nas escolas e que tenha formação acadêmica para assumir o papel de responsável pelo alcance da formação dos alunos. Dentro do currículo da disciplina, os docentes foram questionados quanto ao tempo de atuação na escola, a capacitação, o conhecimento acerca dos PCN’s e sua utilização na elaboração das aulas, apresentando como resultado um importante diagnóstico para a melhoria da qualidade tanto dos professores quanto da formação dos alunos neste nível de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CONTEÚDOS CURRICULARES, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GILSON PEREIRA" "autor_email" => "professorgilsonpereira@gm" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }