PROJETO IDENTIDADE: UM DIÁLOGO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1398 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "PROJETO IDENTIDADE: UM DIÁLOGO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é a base para prática pedagógica infantil e traz em seu terceiro volume, a importância de se desenvolver o movimento (embora não especifique a necessidade do professor de educação física) com as crianças e ainda quais conteúdos e objetivos devem ser atendidos nesse trabalho orientado. Na educação infantil é importante oportunizar à criança experiências motoras diversas e esta é uma das funções primordiais do profissional em educação física. Baseados na concepção de ensino da psicomotricidade, aplicadas para a Educação Física, foram planejadas três aulas que estimulavam principalmente os seguintes aspectos psicomotores: esquema corporal, imagem corporal, tônus, motricidade global, motricidade fina e ritmo. Com o intuito de observar se a prática corporal bem orientada produziria diferenças na percepção da auto-imagem pelas crianças planejamos e aplicamos o que intitulamos de Projeto Identidade, com crianças de 3 e 4 anos, que consistia três aulas sistematizadas, cujo conteúdo era consciência corporal. A primeira aula foi utilizada a estratégia metodológica de atividades de imitação, na segunda aula utilizou-se a dança e na terceira a contação de histórias. As aulas foram aplicadas numa creche municipal que não conta com professores de educação física no horário de aulas e nem com práticas corporais orientadas. Nesta faixa etária a criança já é capaz de se reconhecer (esquema corporal) e se representar (imagem corporal) no mundo que a rodeia. Avaliamos a percepção da imagem corporal das crianças através da avaliação grafomotora através de desenhos que representassem seus próprios corpos (no primeiro e último contato). O desenho da criança será a representação do seu esquema corporal através da imagem corporal impressa no papel. Percebemos diferenças significativas nas representações gráficas. Avaliamos o aumento de detalhes corporais (partes do corpo) no desenho da auto-imagem das crianças e é baseado nestes desenhos que inferimos que: tanto as intervenções foram satisfatórias, pois mais da metade das crianças tiveram aumentos significativos de detalhes em suas representações, o que demonstra a eficiência do planejamento orientado e sistematizado; quanto que o esquema corporal das crianças se delineou de maneira mais clara. O que indica maior conhecimento sobre o próprio corpo e como ele se organiza, ficando evidente na imagem corporal." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FÍSICA, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANDARA QUEIROGA" "autor_email" => "dandaraqueiroga@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1398 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 408 "titulo" => "PROJETO IDENTIDADE: UM DIÁLOGO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) é a base para prática pedagógica infantil e traz em seu terceiro volume, a importância de se desenvolver o movimento (embora não especifique a necessidade do professor de educação física) com as crianças e ainda quais conteúdos e objetivos devem ser atendidos nesse trabalho orientado. Na educação infantil é importante oportunizar à criança experiências motoras diversas e esta é uma das funções primordiais do profissional em educação física. Baseados na concepção de ensino da psicomotricidade, aplicadas para a Educação Física, foram planejadas três aulas que estimulavam principalmente os seguintes aspectos psicomotores: esquema corporal, imagem corporal, tônus, motricidade global, motricidade fina e ritmo. Com o intuito de observar se a prática corporal bem orientada produziria diferenças na percepção da auto-imagem pelas crianças planejamos e aplicamos o que intitulamos de Projeto Identidade, com crianças de 3 e 4 anos, que consistia três aulas sistematizadas, cujo conteúdo era consciência corporal. A primeira aula foi utilizada a estratégia metodológica de atividades de imitação, na segunda aula utilizou-se a dança e na terceira a contação de histórias. As aulas foram aplicadas numa creche municipal que não conta com professores de educação física no horário de aulas e nem com práticas corporais orientadas. Nesta faixa etária a criança já é capaz de se reconhecer (esquema corporal) e se representar (imagem corporal) no mundo que a rodeia. Avaliamos a percepção da imagem corporal das crianças através da avaliação grafomotora através de desenhos que representassem seus próprios corpos (no primeiro e último contato). O desenho da criança será a representação do seu esquema corporal através da imagem corporal impressa no papel. Percebemos diferenças significativas nas representações gráficas. Avaliamos o aumento de detalhes corporais (partes do corpo) no desenho da auto-imagem das crianças e é baseado nestes desenhos que inferimos que: tanto as intervenções foram satisfatórias, pois mais da metade das crianças tiveram aumentos significativos de detalhes em suas representações, o que demonstra a eficiência do planejamento orientado e sistematizado; quanto que o esquema corporal das crianças se delineou de maneira mais clara. O que indica maior conhecimento sobre o próprio corpo e como ele se organiza, ficando evidente na imagem corporal." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, FÍSICA, PSICOMOTRICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DANDARA QUEIROGA" "autor_email" => "dandaraqueiroga@gmail.com" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }