Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9680
    "inscrito_id" => 20789
    "titulo" => "ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL"
    "resumo" => "A educação básica é um espaço onde a variabilidade humana se manifesta de maneira singular, influenciando o ser, existir e sentir das infâncias. Nesse contexto, a interseccionalidade emerge como uma ferramenta analítica para compreender a complexidade que atravesam as experiências infantis, considerando os múltiplos marcadores identitários que se interseccionam, bem como o corpo, a performance, a etnia, o gênero, a neurodivergência, a experiência da deficiência, a classe, interferindo na condição humana de ser, existir e sentir no espaço educacional. A partir dessa perspectiva, a análise de uma personagem simbólica, boneca negra, possibilita perceber a materialização da etnia no corpo, (pele, traços faciais e cabelos), a condição de saúde (vitiligo), a presença da correção visual (óculos) e a importância da mediação pedagógica constante. Esse estudo não visa inovar na usabilidade de personagens simbólicos para sensibilizar as crianças, mas aprofundar o diálogo sobre a interseccionalidade, nomear terminologias invisibilizadas e apontar a importância do PesquisarCOM as infâncias, promovendo uma educação mais acolhedora, respeitosa e inclusiva para todas as crianças. Este estudo se fundamenta em um referencial teórico-metodológico que aborda conceitos como interseccionalidade (Crenshaw), gênero e identidade (Butler), feminismo afro-latino-americano (Gonzalez), educação e práticas da liberdade (Hooks), ensino-aprendizagem (Vygotsky) e PesquisarCOM (Moraes). Esses conceitos se articulam para problematizar as dinâmicas que permeiam a educação básica, visando elucidar possibilidades de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, pautada nos direitos humanos.Os resultados apontam a importância da abordagem interseccional que valorize a interculturalidade na educação básica para promover práticas pedagógicas justas e acolhedoras, pautada na variabilidade humana para qualificar o processo de ensino-aprendizagem das infâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20789_TB9680_19082025204805.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SILVA DOS SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julissmartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135901
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9680
    "inscrito_id" => 20789
    "titulo" => "ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL"
    "resumo" => "A educação básica é um espaço onde a variabilidade humana se manifesta de maneira singular, influenciando o ser, existir e sentir das infâncias. Nesse contexto, a interseccionalidade emerge como uma ferramenta analítica para compreender a complexidade que atravesam as experiências infantis, considerando os múltiplos marcadores identitários que se interseccionam, bem como o corpo, a performance, a etnia, o gênero, a neurodivergência, a experiência da deficiência, a classe, interferindo na condição humana de ser, existir e sentir no espaço educacional. A partir dessa perspectiva, a análise de uma personagem simbólica, boneca negra, possibilita perceber a materialização da etnia no corpo, (pele, traços faciais e cabelos), a condição de saúde (vitiligo), a presença da correção visual (óculos) e a importância da mediação pedagógica constante. Esse estudo não visa inovar na usabilidade de personagens simbólicos para sensibilizar as crianças, mas aprofundar o diálogo sobre a interseccionalidade, nomear terminologias invisibilizadas e apontar a importância do PesquisarCOM as infâncias, promovendo uma educação mais acolhedora, respeitosa e inclusiva para todas as crianças. Este estudo se fundamenta em um referencial teórico-metodológico que aborda conceitos como interseccionalidade (Crenshaw), gênero e identidade (Butler), feminismo afro-latino-americano (Gonzalez), educação e práticas da liberdade (Hooks), ensino-aprendizagem (Vygotsky) e PesquisarCOM (Moraes). Esses conceitos se articulam para problematizar as dinâmicas que permeiam a educação básica, visando elucidar possibilidades de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, pautada nos direitos humanos.Os resultados apontam a importância da abordagem interseccional que valorize a interculturalidade na educação básica para promover práticas pedagógicas justas e acolhedoras, pautada na variabilidade humana para qualificar o processo de ensino-aprendizagem das infâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20789_TB9680_19082025204805.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA SILVA DOS SANTOS MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julissmartins@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação básica é um espaço onde a variabilidade humana se manifesta de maneira singular, influenciando o ser, existir e sentir das infâncias. Nesse contexto, a interseccionalidade emerge como uma ferramenta analítica para compreender a complexidade que atravesam as experiências infantis, considerando os múltiplos marcadores identitários que se interseccionam, bem como o corpo, a performance, a etnia, o gênero, a neurodivergência, a experiência da deficiência, a classe, interferindo na condição humana de ser, existir e sentir no espaço educacional. A partir dessa perspectiva, a análise de uma personagem simbólica, boneca negra, possibilita perceber a materialização da etnia no corpo, (pele, traços faciais e cabelos), a condição de saúde (vitiligo), a presença da correção visual (óculos) e a importância da mediação pedagógica constante. Esse estudo não visa inovar na usabilidade de personagens simbólicos para sensibilizar as crianças, mas aprofundar o diálogo sobre a interseccionalidade, nomear terminologias invisibilizadas e apontar a importância do PesquisarCOM as infâncias, promovendo uma educação mais acolhedora, respeitosa e inclusiva para todas as crianças. Este estudo se fundamenta em um referencial teórico-metodológico que aborda conceitos como interseccionalidade (Crenshaw), gênero e identidade (Butler), feminismo afro-latino-americano (Gonzalez), educação e práticas da liberdade (Hooks), ensino-aprendizagem (Vygotsky) e PesquisarCOM (Moraes). Esses conceitos se articulam para problematizar as dinâmicas que permeiam a educação básica, visando elucidar possibilidades de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, pautada nos direitos humanos.Os resultados apontam a importância da abordagem interseccional que valorize a interculturalidade na educação básica para promover práticas pedagógicas justas e acolhedoras, pautada na variabilidade humana para qualificar o processo de ensino-aprendizagem das infâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.