ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9680 "inscrito_id" => 20789 "titulo" => "ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL" "resumo" => "A educação básica é um espaço onde a variabilidade humana se manifesta de maneira singular, influenciando o ser, existir e sentir das infâncias. Nesse contexto, a interseccionalidade emerge como uma ferramenta analítica para compreender a complexidade que atravesam as experiências infantis, considerando os múltiplos marcadores identitários que se interseccionam, bem como o corpo, a performance, a etnia, o gênero, a neurodivergência, a experiência da deficiência, a classe, interferindo na condição humana de ser, existir e sentir no espaço educacional. A partir dessa perspectiva, a análise de uma personagem simbólica, boneca negra, possibilita perceber a materialização da etnia no corpo, (pele, traços faciais e cabelos), a condição de saúde (vitiligo), a presença da correção visual (óculos) e a importância da mediação pedagógica constante. Esse estudo não visa inovar na usabilidade de personagens simbólicos para sensibilizar as crianças, mas aprofundar o diálogo sobre a interseccionalidade, nomear terminologias invisibilizadas e apontar a importância do PesquisarCOM as infâncias, promovendo uma educação mais acolhedora, respeitosa e inclusiva para todas as crianças. Este estudo se fundamenta em um referencial teórico-metodológico que aborda conceitos como interseccionalidade (Crenshaw), gênero e identidade (Butler), feminismo afro-latino-americano (Gonzalez), educação e práticas da liberdade (Hooks), ensino-aprendizagem (Vygotsky) e PesquisarCOM (Moraes). Esses conceitos se articulam para problematizar as dinâmicas que permeiam a educação básica, visando elucidar possibilidades de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, pautada nos direitos humanos.Os resultados apontam a importância da abordagem interseccional que valorize a interculturalidade na educação básica para promover práticas pedagógicas justas e acolhedoras, pautada na variabilidade humana para qualificar o processo de ensino-aprendizagem das infâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20789_TB9680_19082025204805.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA DOS SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julissmartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135901 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9680 "inscrito_id" => 20789 "titulo" => "ACOLHIMENTO DA VARIAÇÃO HUMANA DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PERSPECTIVA INTERSECCIONAL" "resumo" => "A educação básica é um espaço onde a variabilidade humana se manifesta de maneira singular, influenciando o ser, existir e sentir das infâncias. Nesse contexto, a interseccionalidade emerge como uma ferramenta analítica para compreender a complexidade que atravesam as experiências infantis, considerando os múltiplos marcadores identitários que se interseccionam, bem como o corpo, a performance, a etnia, o gênero, a neurodivergência, a experiência da deficiência, a classe, interferindo na condição humana de ser, existir e sentir no espaço educacional. A partir dessa perspectiva, a análise de uma personagem simbólica, boneca negra, possibilita perceber a materialização da etnia no corpo, (pele, traços faciais e cabelos), a condição de saúde (vitiligo), a presença da correção visual (óculos) e a importância da mediação pedagógica constante. Esse estudo não visa inovar na usabilidade de personagens simbólicos para sensibilizar as crianças, mas aprofundar o diálogo sobre a interseccionalidade, nomear terminologias invisibilizadas e apontar a importância do PesquisarCOM as infâncias, promovendo uma educação mais acolhedora, respeitosa e inclusiva para todas as crianças. Este estudo se fundamenta em um referencial teórico-metodológico que aborda conceitos como interseccionalidade (Crenshaw), gênero e identidade (Butler), feminismo afro-latino-americano (Gonzalez), educação e práticas da liberdade (Hooks), ensino-aprendizagem (Vygotsky) e PesquisarCOM (Moraes). Esses conceitos se articulam para problematizar as dinâmicas que permeiam a educação básica, visando elucidar possibilidades de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva, pautada nos direitos humanos.Os resultados apontam a importância da abordagem interseccional que valorize a interculturalidade na educação básica para promover práticas pedagógicas justas e acolhedoras, pautada na variabilidade humana para qualificar o processo de ensino-aprendizagem das infâncias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID20789_TB9680_19082025204805.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SILVA DOS SANTOS MARTINS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julissmartins@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }