CANTIGAS DE RODA:UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE
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Para realizá-la utilizamos da revisão bibliográfica e qualitativa. A princípio, consultamos autores tais como: BRÉSCIA (2003); CHIARELLI, E BARRETO (2005); FREIRE (2022) dentre outros, pelos quais foi possível aprofundar o entendimento sobre as contribuições do trabalho com músicas e brincadeiras cantadas. Os sujeitos envolvidos são crianças (faixa etária de dois a três anos) e professores da referida instituição.As cantigas de roda na educação infantil são consideradas parte importante da cultura popular, por possibilitar entretenimento e socialização que expressa emoções e sentimentos, como também por representar e valorizar a diversidade cultural brasileira.Durante o projeto, as professoras buscaram resgatar músicas e brincadeiras de roda como: ciranda cirandinha, o cravo e a rosa, escravos de Jó, peixe vivo, alecrim dourado, entre outras. Músicas essas que fizeram parte da infância de muitos adultos, porém hoje vem sendo esquecidas. 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