Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DO LEITOR FRUIDOR NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO COM O CONTO “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta de aula com mediação de leitura literária a partir do conto “Maria”, integrante do livro Olhos D’Água, da escritora brasileira contemporânea Conceição Evaristo (2016). A concepção metodológica está voltada para a formação do leitor fruidor e para a experiência estética literária de estudantes do Ensino Médio. No percurso de reflexão e elaboração da proposta, traçou-se um breve histórico acerca do ensino de literatura na educação básica brasileira e discutiram-se as especificidades da linguagem literária – e da sua leitura – e suas implicações para o ensino. Sob essa perspectiva, pauta-se a defesa em prol de novas maneiras de se trabalhar o texto literário, problematizando as antigas metodologias do ensino de literatura. As referências que embasam as discussões são orientadas por estudiosos das Teorias Recepcionais (Iser, 2002; Lima, 2002; Portolomeos, 2024), do Letramento Literário (Cosson, 2009; 2014) e do Ensino de Literatura (Lajolo, 1993; Portolomeos, 2024; Zilberman, 1997; 2012). Como conclusão, ao propor uma possibilidade de subsídio para o trabalho docente com leitura literária com vistas à formação do leitor fruidor, ratifica-se a necessidade da formação continuada dos professores. Isso porque, munidos dos conhecimentos das teorias literárias e das novas metodologias de ensino da literatura, poderão traçar práticas teoricamente embasadas e proporcionar experiências significativas aos alunos-leitores – conciliando fruição e olhar crítico.

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