FORMAÇÃO DO LEITOR FRUIDOR NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO COM O CONTO “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5432 "inscrito_id" => 12175 "titulo" => "FORMAÇÃO DO LEITOR FRUIDOR NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO COM O CONTO “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO" "resumo" => "O trabalho apresenta uma proposta de aula com mediação de leitura literária a partir do conto “Maria”, integrante do livro Olhos D’Água, da escritora brasileira contemporânea Conceição Evaristo (2016). A concepção metodológica está voltada para a formação do leitor fruidor e para a experiência estética literária de estudantes do Ensino Médio. No percurso de reflexão e elaboração da proposta, traçou-se um breve histórico acerca do ensino de literatura na educação básica brasileira e discutiram-se as especificidades da linguagem literária – e da sua leitura – e suas implicações para o ensino. Sob essa perspectiva, pauta-se a defesa em prol de novas maneiras de se trabalhar o texto literário, problematizando as antigas metodologias do ensino de literatura. As referências que embasam as discussões são orientadas por estudiosos das Teorias Recepcionais (Iser, 2002; Lima, 2002; Portolomeos, 2024), do Letramento Literário (Cosson, 2009; 2014) e do Ensino de Literatura (Lajolo, 1993; Portolomeos, 2024; Zilberman, 1997; 2012). Como conclusão, ao propor uma possibilidade de subsídio para o trabalho docente com leitura literária com vistas à formação do leitor fruidor, ratifica-se a necessidade da formação continuada dos professores. Isso porque, munidos dos conhecimentos das teorias literárias e das novas metodologias de ensino da literatura, poderão traçar práticas teoricamente embasadas e proporcionar experiências significativas aos alunos-leitores – conciliando fruição e olhar crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12175_TB5432_07042025224537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLAS GOMES ZOTELI" "autor_nome_curto" => "WALLAS" "autor_email" => "wallas.zoteli@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132963 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5432 "inscrito_id" => 12175 "titulo" => "FORMAÇÃO DO LEITOR FRUIDOR NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE MEDIAÇÃO COM O CONTO “MARIA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO" "resumo" => "O trabalho apresenta uma proposta de aula com mediação de leitura literária a partir do conto “Maria”, integrante do livro Olhos D’Água, da escritora brasileira contemporânea Conceição Evaristo (2016). A concepção metodológica está voltada para a formação do leitor fruidor e para a experiência estética literária de estudantes do Ensino Médio. No percurso de reflexão e elaboração da proposta, traçou-se um breve histórico acerca do ensino de literatura na educação básica brasileira e discutiram-se as especificidades da linguagem literária – e da sua leitura – e suas implicações para o ensino. Sob essa perspectiva, pauta-se a defesa em prol de novas maneiras de se trabalhar o texto literário, problematizando as antigas metodologias do ensino de literatura. As referências que embasam as discussões são orientadas por estudiosos das Teorias Recepcionais (Iser, 2002; Lima, 2002; Portolomeos, 2024), do Letramento Literário (Cosson, 2009; 2014) e do Ensino de Literatura (Lajolo, 1993; Portolomeos, 2024; Zilberman, 1997; 2012). Como conclusão, ao propor uma possibilidade de subsídio para o trabalho docente com leitura literária com vistas à formação do leitor fruidor, ratifica-se a necessidade da formação continuada dos professores. Isso porque, munidos dos conhecimentos das teorias literárias e das novas metodologias de ensino da literatura, poderão traçar práticas teoricamente embasadas e proporcionar experiências significativas aos alunos-leitores – conciliando fruição e olhar crítico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12175_TB5432_07042025224537.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLAS GOMES ZOTELI" "autor_nome_curto" => "WALLAS" "autor_email" => "wallas.zoteli@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }