Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE COM CULTURA DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O recente cenário climático mundial trouxe a necessidade de compreensão sobre questões ambientais e o interesse relacionado à conservação e manutenção do meio ambiente. Compreendendo os impactos das atividades humanas como a principal causa do estado atual do planeta, é necessário desenvolver um pensamento crítico social para conscientizar as gerações futuras a se tornarem mais responsáveis pela preservação do meio ambiente. A educação ambiental se destaca como ferramenta essencial na formação da cultura de conservação ambiental, embora muitas vezes ainda seja trabalhada de forma isolada ou superficial, quando o recomendado seria com uma abordagem constante e interdisciplinar. O objetivo deste trabalho foi explorar teoricamente o potencial da educação ambiental no contexto escolar como ferramenta essencial para a formação crítica do ser humano ecologicamente consciente. A partir da literatura e por experiências exitosas, podemos perceber que a educação ambiental deve provocar o sentimento de auto responsabilização em preservar a natureza e promover o pensamento crítico sobre a gestão dos recursos naturais. Utilizando a interdisciplinaridade na abordagem dos temas relacionados à educação ambiental, os alunos passam a compreender a complexidade dos problemas ambientais e suas múltiplas dimensões e efeitos. Aliando a teoria à participação ativa dos estudantes, incluindo práticas que envolvam o contexto da rotina dos alunos, observamos uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Pensar sobre questões ambientais vai além de estudar conceitos científicos, envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e políticos. Por isso o tema não deve ser tratado de forma restrita mas integrado a diversas áreas do conhecimento, explorando diferentes metodologias e espaços físicos, além de envolver toda a comunidade escolar, ampliando a efetividade das ações, de forma que contribua para desenvolvermos a noção de pertencimento do ambiente. Educação ambiental não é apenas uma questão de conhecimento, mas de transformação cultural, e a escola tem um papel central nesse processo.

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