Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO PROMOVER UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em 2003 foi sancionada a Lei nª 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira em todas as escolas públicas e privadas do país, do ensino fundamental ao ensino médio. Além disso, a lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, incluindo a obrigatoriedade do ensino da temática. Porém, passada mais de duas décadas de sua implantação, a sua efetividade ainda enfrenta desafios como a persistência do racismo (estrutural) dentro do ambiente escolar, falta de preparo das secretarias, professores, livros didáticos e inexistência de um currículos decolonial que possam combater e erradicar o racismo e o pensamento colonial. O trabalho buscar apontar os principais desafios enfrentados pelos docentes da educação básica em uma escola de ensino integral na cidade de Jati-CE e quais alternativas ou práticas pedagógicas vem sendo utilizadas para a busca e fortalecimento de uma educação antirracista. A pesquisa é de cunho quantitativo e qualitativo e mostra através de um questionário objetivo a visão dos professores sobre os motivos da existência do racismo dentro do ambiente escolar e sobre como a lei é aplicada dentro do segmento do ensino médio da referida escola, assim como práticas pedagógicas adotadas para erradicar esse preconceito social. Alguns dos resultados apontam como desafios desse combate: a falta de estrutura familiar dos estudantes, a falta de conhecimento e repertório cultural dos estudantes acerca do tema, o preconceito com as práticas culturais afro-brasileiras. Dessa forma, compreende-se que a educação deve ser um processo de ascensão social, como transformação da realidade desigual que vivem os estudantes, sendo o caminho necessário para a desconstrução e erradicação do racismo dentro do ambiente escolar.

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