SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM AÇÃO: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ATO DE EDUCAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA-CE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4137 "inscrito_id" => 10538 "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM AÇÃO: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ATO DE EDUCAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA-CE." "resumo" => "O presente projeto tem por objetivo central elencar dentro do contexto educacional a excentricidade do uso da sala de recursos multifuncionais no processo de aprendizagem. Dispõe de elementos educativos que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, têm suas características de efervescências próprias de leituras e conhecimento, ferramentas essenciais na aprendizagem dos educandos. O trabalho desenvolvido compreende uma pesquisa de revisão bibliográfica possui uma abordagem descritiva e argumentativa. Onde se buscou no cerne do contexto trazer um novo olhar para aprendizagem na vertente dos diversos tipos de recursos funcionais que pode ser agregados ao ensino. As leituras evidenciaram ao longo contexto que o processo de ensino-aprendizagem precisa estar interligado intimamente com toda organização e gestão da escola, pois, o atendimento educacional especializado deve ser uma das primícias reais na escola pública, a capacitação e a formação dos professores é o diferencial para atenderem os alunos, a parceria entre família, escola, comunidade e professor do AEE são vitais nessa construção do saber com estratégias de ensino e aprendizagem com foco no cognitivo, emocional, social, inclusivo para todos. É preciso ter um profissional capacitado dentro da sala (professor); com práticas e vivencias claras que possam contribuir de fato com as necessidades dos alunos especiais com algum tipo de deficiência ou transtorno (PIECZKOWSKI, p-32, 2014). E assim ter poder de atuar com responsabilidade no processo de formação e capacitação dos educandos, é preciso conhecer para se fazer as intervenções certas e no momento oportuno para aprendizagem. A sala de recursos multifuncionais oportuniza momentos onde os educandos poderão desenvolver habilidades diversas e o professor nesse sentido deve ser um investigador dentro desse processo de ensino e aprendizagem, assunto que sempre é discutido, porém pouco observado na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10538_TB4137_25032025213241.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcinhafirmino@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4137 "inscrito_id" => 10538 "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM AÇÃO: CONSTRUINDO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR NO ATO DE EDUCAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA-CE." "resumo" => "O presente projeto tem por objetivo central elencar dentro do contexto educacional a excentricidade do uso da sala de recursos multifuncionais no processo de aprendizagem. Dispõe de elementos educativos que contribuem para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, têm suas características de efervescências próprias de leituras e conhecimento, ferramentas essenciais na aprendizagem dos educandos. O trabalho desenvolvido compreende uma pesquisa de revisão bibliográfica possui uma abordagem descritiva e argumentativa. Onde se buscou no cerne do contexto trazer um novo olhar para aprendizagem na vertente dos diversos tipos de recursos funcionais que pode ser agregados ao ensino. As leituras evidenciaram ao longo contexto que o processo de ensino-aprendizagem precisa estar interligado intimamente com toda organização e gestão da escola, pois, o atendimento educacional especializado deve ser uma das primícias reais na escola pública, a capacitação e a formação dos professores é o diferencial para atenderem os alunos, a parceria entre família, escola, comunidade e professor do AEE são vitais nessa construção do saber com estratégias de ensino e aprendizagem com foco no cognitivo, emocional, social, inclusivo para todos. É preciso ter um profissional capacitado dentro da sala (professor); com práticas e vivencias claras que possam contribuir de fato com as necessidades dos alunos especiais com algum tipo de deficiência ou transtorno (PIECZKOWSKI, p-32, 2014). E assim ter poder de atuar com responsabilidade no processo de formação e capacitação dos educandos, é preciso conhecer para se fazer as intervenções certas e no momento oportuno para aprendizagem. A sala de recursos multifuncionais oportuniza momentos onde os educandos poderão desenvolver habilidades diversas e o professor nesse sentido deve ser um investigador dentro desse processo de ensino e aprendizagem, assunto que sempre é discutido, porém pouco observado na comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10538_TB4137_25032025213241.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcinhafirmino@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }