LINGUAGEM EM AÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131776 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3806 "inscrito_id" => 8195 "titulo" => "LINGUAGEM EM AÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado na disciplina de Ensino-Aprendizagem do Português I e teve como objetivo analisar uma seção de um livro didático, buscando identificar qual das três concepções de linguagem prevalece nas atividades propostas, a partir de um olhar crítico. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa, com base em critérios norteados pelo Círculo de Bakhtin e por autores como Geraldi. Os dados foram coletados por meio da leitura e categorização das atividades segundo suas características estruturais, cognitivas e interacionistas. A pesquisa se justifica pela importância de compreender a abordagem da linguagem nos materiais didáticos, uma vez que ela influencia diretamente a formação e a aprendizagem dos discentes, bem como sua relação com a língua. O livro didático é uma ferramenta crucial que atua na didática dos professores; além disso, os alunos têm contato direto com ele. Portanto, é necessário que seja abordado adequadamente, colaborando significativamente com o ensino da língua portuguesa. Os resultados indicaram que a concepção predominante na seção analisada foi a interacionista; no entanto, também há traços de outras abordagens. Dessa forma, este estudo contribui para reflexões sobre a abordagem das concepções de linguagem nos livros didáticos e seu impacto no ensino de língua portuguesa, além de construir uma nova percepção crítica para os docentes da área em relação à sua abordagem e aos livros didáticos que utilizam diariamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8195_TB3806_13032025131710.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "INGRID BEATRIZ" "autor_email" => "ingridgonccalves@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131776 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3806 "inscrito_id" => 8195 "titulo" => "LINGUAGEM EM AÇÃO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE ATIVIDADES EM LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado na disciplina de Ensino-Aprendizagem do Português I e teve como objetivo analisar uma seção de um livro didático, buscando identificar qual das três concepções de linguagem prevalece nas atividades propostas, a partir de um olhar crítico. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa, com base em critérios norteados pelo Círculo de Bakhtin e por autores como Geraldi. Os dados foram coletados por meio da leitura e categorização das atividades segundo suas características estruturais, cognitivas e interacionistas. A pesquisa se justifica pela importância de compreender a abordagem da linguagem nos materiais didáticos, uma vez que ela influencia diretamente a formação e a aprendizagem dos discentes, bem como sua relação com a língua. O livro didático é uma ferramenta crucial que atua na didática dos professores; além disso, os alunos têm contato direto com ele. Portanto, é necessário que seja abordado adequadamente, colaborando significativamente com o ensino da língua portuguesa. Os resultados indicaram que a concepção predominante na seção analisada foi a interacionista; no entanto, também há traços de outras abordagens. Dessa forma, este estudo contribui para reflexões sobre a abordagem das concepções de linguagem nos livros didáticos e seu impacto no ensino de língua portuguesa, além de construir uma nova percepção crítica para os docentes da área em relação à sua abordagem e aos livros didáticos que utilizam diariamente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8195_TB3806_13032025131710.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "INGRID BEATRIZ" "autor_email" => "ingridgonccalves@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }