A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131575 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3499 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, e com isso, o planejamento de estratégias pedagógicas é essencial para garantir uma transição saudável, promovendo o desenvolvimento emocional e uma integração harmoniosa com o ambiente escolar. Ademais, planejar e criar estratégias que ajudem nessa adaptação não é apenas uma questão técnica, mas um gesto de acolhimento, que impacta diretamente na confiança da criança no ambiente escolar. Diante dessa percepção, este trabalho abordará a seguinte questão: quais fatores influenciam a adaptação escolar na educação infantil e como práticas pedagógicas, alinhadas ao apoio familiar, podem contribuir para superar os desafios desse processo? Para responder essa questão, o objetivo deste trabalho é discutir a importância da adaptação escolar nesse estágio inicial da educação básica, considerando sua contribuição no processo de aprendizagem e na formação da identidade social e intelectual dos indivíduos. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Vygotsky (1989), que destaca a importância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo, mediado por instrumentos culturais como a linguagem. Além disso, a pesquisa dialoga com Silva (2018), que defende uma adaptação escolar acolhedora, e com Barbosa (2008), que vê a escola como espaço de socialização onde a criança aprende a conviver e a respeitar normas. Metodologicamente, esta pesquisa será do tipo bibliográfica e documental (Silva, 2005) tendo como instrumento de coleta de dados a revisão literária e análise de materiais pedagógicos como planos de aula, regulamentos e diretrizes curriculares, entre outros. Os principais resultados indicam que uma abordagem pedagógica que considere os aspectos emocionais e sociais da criança contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual e afetivo. Dessa forma, a escola vai além do ensino, sendo fundamental para a formação da identidade social e o desenvolvimento de habilidades para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1081_TB3499_11032025230820.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLY DO SOCORRO PEREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLY" "autor_email" => "emmanuellymartins08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131575 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3499 "inscrito_id" => 1081 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA ADAPTAÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, e com isso, o planejamento de estratégias pedagógicas é essencial para garantir uma transição saudável, promovendo o desenvolvimento emocional e uma integração harmoniosa com o ambiente escolar. Ademais, planejar e criar estratégias que ajudem nessa adaptação não é apenas uma questão técnica, mas um gesto de acolhimento, que impacta diretamente na confiança da criança no ambiente escolar. Diante dessa percepção, este trabalho abordará a seguinte questão: quais fatores influenciam a adaptação escolar na educação infantil e como práticas pedagógicas, alinhadas ao apoio familiar, podem contribuir para superar os desafios desse processo? Para responder essa questão, o objetivo deste trabalho é discutir a importância da adaptação escolar nesse estágio inicial da educação básica, considerando sua contribuição no processo de aprendizagem e na formação da identidade social e intelectual dos indivíduos. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Vygotsky (1989), que destaca a importância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo, mediado por instrumentos culturais como a linguagem. Além disso, a pesquisa dialoga com Silva (2018), que defende uma adaptação escolar acolhedora, e com Barbosa (2008), que vê a escola como espaço de socialização onde a criança aprende a conviver e a respeitar normas. Metodologicamente, esta pesquisa será do tipo bibliográfica e documental (Silva, 2005) tendo como instrumento de coleta de dados a revisão literária e análise de materiais pedagógicos como planos de aula, regulamentos e diretrizes curriculares, entre outros. Os principais resultados indicam que uma abordagem pedagógica que considere os aspectos emocionais e sociais da criança contribui significativamente para o desenvolvimento intelectual e afetivo. Dessa forma, a escola vai além do ensino, sendo fundamental para a formação da identidade social e o desenvolvimento de habilidades para a vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1081_TB3499_11032025230820.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLY DO SOCORRO PEREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLY" "autor_email" => "emmanuellymartins08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }