Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTE COM TEA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130341
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 8201
    "titulo" => "A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTE COM TEA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A comunicação acontece por meio de transmissão e recepção de mensagem seja verbal ou não verbal e na escola seu papel é fundamental. E dentre as especificidades está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do neurodesenvolvimento que não tem cura e que em geral, afeta a comunicação, interação e socialização dos indivíduos. Portanto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de um estudo de caso realizada em uma escola de Ensino Fundamental com matrículas desde o pré 1 (educação infantil) ao 9º ano (anos finais) da cidade de Bagé/RS que discutiu esta temática. O objetivo deste trabalho foi investigar a forma de comunicação de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando as atividades realizadas pela professora para interação com este estudante. Coletou-se os dados através de observações, no período de março a dezembro. O referencial teórico baseou-se em: conceito de TEA Moreira (2023), Assumpção Júnior (2015) e Silva (2012), infância Aries, (1981) e Tenreiro (2019), comunicação de pessoas com TEA Ribeiro (2014) e Vasconcellos (2011), inclusão Mantoan (2003) e Sassaki (1997). A metodologia para análise dos dados baseou-se em Bardin (2011), através de análise de conteúdo. Como resultado foi identificado que o estudante do Pré 2, tinha 6 anos, era não verbal, suporte 3, apresentando apraxia na fala, compulsão alimentar, expressava-se através do toque ou facial para comunicar-se, seu horário na escola era reduzido por desorganizar-se, a professora interagia com ele por meio de atividades em folha, segurando sua mão, sua maior atenção era no momento da dança e vídeos educativos e quando ela construiu materiais como quadro e garrafa sensorial, despertou o foco do estudante. Concluímos que o estudante com TEA não é verbal, mas ele utilizava comunicação alternativa e atividades diversificadas favoreceram sua interação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8201_TB1803_11032025001333.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE PINHEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francielepinheiro.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130341
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1803
    "inscrito_id" => 8201
    "titulo" => "A COMUNICAÇÃO DE ESTUDANTE COM TEA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "A comunicação acontece por meio de transmissão e recepção de mensagem seja verbal ou não verbal e na escola seu papel é fundamental. E dentre as especificidades está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do neurodesenvolvimento que não tem cura e que em geral, afeta a comunicação, interação e socialização dos indivíduos. Portanto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de um estudo de caso realizada em uma escola de Ensino Fundamental com matrículas desde o pré 1 (educação infantil) ao 9º ano (anos finais) da cidade de Bagé/RS que discutiu esta temática. O objetivo deste trabalho foi investigar a forma de comunicação de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando as atividades realizadas pela professora para interação com este estudante. Coletou-se os dados através de observações, no período de março a dezembro. O referencial teórico baseou-se em: conceito de TEA Moreira (2023), Assumpção Júnior (2015) e Silva (2012), infância Aries, (1981) e Tenreiro (2019), comunicação de pessoas com TEA Ribeiro (2014) e Vasconcellos (2011), inclusão Mantoan (2003) e Sassaki (1997). A metodologia para análise dos dados baseou-se em Bardin (2011), através de análise de conteúdo. Como resultado foi identificado que o estudante do Pré 2, tinha 6 anos, era não verbal, suporte 3, apresentando apraxia na fala, compulsão alimentar, expressava-se através do toque ou facial para comunicar-se, seu horário na escola era reduzido por desorganizar-se, a professora interagia com ele por meio de atividades em folha, segurando sua mão, sua maior atenção era no momento da dança e vídeos educativos e quando ela construiu materiais como quadro e garrafa sensorial, despertou o foco do estudante. Concluímos que o estudante com TEA não é verbal, mas ele utilizava comunicação alternativa e atividades diversificadas favoreceram sua interação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8201_TB1803_11032025001333.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE PINHEIRO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francielepinheiro.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A comunicação acontece por meio de transmissão e recepção de mensagem seja verbal ou não verbal e na escola seu papel é fundamental. E dentre as especificidades está o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno do neurodesenvolvimento que não tem cura e que em geral, afeta a comunicação, interação e socialização dos indivíduos. Portanto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de um estudo de caso realizada em uma escola de Ensino Fundamental com matrículas desde o pré 1 (educação infantil) ao 9º ano (anos finais) da cidade de Bagé/RS que discutiu esta temática. O objetivo deste trabalho foi investigar a forma de comunicação de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando as atividades realizadas pela professora para interação com este estudante. Coletou-se os dados através de observações, no período de março a dezembro. O referencial teórico baseou-se em: conceito de TEA Moreira (2023), Assumpção Júnior (2015) e Silva (2012), infância Aries, (1981) e Tenreiro (2019), comunicação de pessoas com TEA Ribeiro (2014) e Vasconcellos (2011), inclusão Mantoan (2003) e Sassaki (1997). A metodologia para análise dos dados baseou-se em Bardin (2011), através de análise de conteúdo. Como resultado foi identificado que o estudante do Pré 2, tinha 6 anos, era não verbal, suporte 3, apresentando apraxia na fala, compulsão alimentar, expressava-se através do toque ou facial para comunicar-se, seu horário na escola era reduzido por desorganizar-se, a professora interagia com ele por meio de atividades em folha, segurando sua mão, sua maior atenção era no momento da dança e vídeos educativos e quando ela construiu materiais como quadro e garrafa sensorial, despertou o foco do estudante. Concluímos que o estudante com TEA não é verbal, mas ele utilizava comunicação alternativa e atividades diversificadas favoreceram sua interação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.