Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ERÉPOMTECA E ESCRITAS DE SI: PROJETOS DE FORMAÇÃO DOCENTE CONSTRUÍDOS NO CHÃO DA ESCOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho apresenta os resultados iniciais de projetos de formação de professores em Artes Visuais do Prodocência – Programa de Incentivo à Docência (Brasil). O projeto EréPomteca: a arte e o brincar para a re-educação das relações étnico-raciais tem como objetivos favorecer o contato do licenciando em Artes Visuais com a prática escolar no chão da escola da Educação Básica para sua formação docente, elaborar e desenvolver metodologias e práticas inovadoras relacionadas à docência no/para o Ensino de Artes em suas interfaces com o lúdico. E o projeto Escritas de Si - Narrativas Autobiográficas como Estratégia de Formação Reflexiva tem como objetivo valorizar as experiências vividas em uma perspectiva reflexiva, com destaque para o lugar da experiência no contexto da formação cidadã - acadêmica e humana-, em busca de estimular a reflexividade biográfica e a consciência histórica através de discussões temáticas e do compartilhamento de experiências vividas numa perspectiva socioantropológica. Ambas as propostas vêm sendo realizadas desde junho/22 com crianças de 10 a 12 anos (em média) em uma escola de Educação Básica da rede pública municipal de uma cidade da Baixada Fluminense, região geopolítica do Estado do Rio de Janeiro. As ações e práticas didático-pedagógicas se relacionam à formação docente e fomentam o desenvolvimento de propostas diretamente com os estudantes na unidade escolar, oportunizando vivências nos/dos cotidianos escolares em suas nuances e peculiaridades, além das possibilidades de articular aspectos das pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas e/ou pode mesmo suscitar temas para investigação. As escritas produzidas pelas crianças – imagemtexto - vêm ao encontro das leituras de mundo que se imbricam numa ecologia imagética que dialoga com suas vivências de ser-estar no mundo e com as vivências dos estudantes em formação, criando microssistemas particulares e de riqueza ímpar. Os projetos tomam centralidade na formação docente em Artes, pois que o Ensino de Artes ocupa lugar de destaque no âmbito escolar tendo em vista que instiga ao posicionamento crítico e ativo em concomitância com o desenvolvimento de metodologias inovadoras no espaço escolar, almejando a transformação das experiências vividas em conhecimento da experiência. Entendemos a escola como uma das possibilidades de desenvolvimento de reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem/ensinagem nos espaços formativos para a cidadania, onde se busca, ao mesmo tempo, estimular possíveis formas de pensar-fazer pesquisa na interface universidade-escola.

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