FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DE(S)COLONIALIDADE: SABERES E PROBLEMAS PRAXIOLÓGICOS
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É fulcral pensarmos a experiência/prática humana de forma a poder induzir condutas/comportamentos/modos de ser e estar que qualifiquem a vida em sociedade. Os cursos universitários de formação docente, cada vez mais, têm focado no ensino dos domínios técnico e científico, com grande deficit quanto às reflexões das práticas humanas, como e quanto elas nos afetam, ou seja, desperdiçam a oportunidade pedagógica de defender a ética humana. Para tanto, o autor parte do pensamento decolonial e da ideia que é urgente considerar as colonialidades (do saber, do poder, do ser e da natureza) como fundamentos da educação. Estas colonialidades permeiam “invisivelmente” as relações dinâmicas do modus operandi societal. O material empírico utilizado na discussão deste trabalho foram as interações em sala de aula de turmas de licenciaturas, em que o autor ensinou a disciplina Fundamentos da Educação, entre 2023 e 2024, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE). 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