As bactérias resistentes aos carbapenemas representam uma grande ameaça à saúde pública hoje, uma vez sua capacidade de resistir à vários antibióticos beta-lactâmicos diminui a chance de sucesso terapêutico, aumentando assim os custos de tratamento, devido ao maior tempo de internação e a necessidade de usar outros antibióticos mais potentes, além de elevar a morbidade e mortalidade de pacientes.
A carbapenemase do tipo KPC foi primeiramente identificada na Carolina do Norte1,7, em 1996 e no Brasil, em Recife, em 2006. Em 2010, vários estados brasileiros relataram casos de bactérias produtoras de KPC, de forma que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma nota técnica com medidas para controlar a disseminação de bactérias multirresistentes, incluindo as produtoras de KPC, que têm sido associadas a alta mortalidade, principalmente de pacientes seriamente doentes e com história de hospitalização prolongada acompanhada de várias comorbidades que acometem muitos idosos, como as doenças cardíacas e diabetes mellitus.
O presente trabalho objetiva analisar a literatura acerca de infecções por bactérias produtoras de KPC, tendo como foco a clínica e os fatores de risco por trás do acometimento de idosos, sendo motivado pelos recentes relatos de infecções e mortalidade de idosos, divulgados pela mídia local, em 2015, no Distrito Federal, que serviram como alerta para os autores de que o tema precisa ser melhor explorado.
Esse estudo revela-se, então, importante, uma vez que o surgimento desses novos organismos representa um desafio para toda a saúde pública global, não só em termos de custos financeiros e por sua rápida disseminação que já alcança níveis de epidemia, mas também pela alta taxa de mortalidade em decorrência dessas infecções, fazendo-se necessário conhecer o problema a fim de melhor o controlar. Além disso, traz uma abordagem diferente da maioria da literatura revista, tanto por ser uma revisão, tanto por não priorizar aspectos moleculares.
A busca dos artigos foi realizada por meio da página virtual do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), em agosto de 2015, com o uso de palavras-chaves combinadas pelo operador lógico “AND” da seguinte forma: hospitalização and KPC; Unidade de Terapia Intensiva and KPC; infecção hospitalar and KPC; mortalidade and KPC; e, antibiótico and KPC. Os critérios de seleção foram: textos disponíveis integralmente e em qualquer formato; nos idiomas inglês, português e espanhol; produzidos entre 2005 e 2015; tendo como sujeitos de pesquisa humanos e idosos; e que abordem a relação entre hospitalização de idosos e a infecção por KPC. Dessa forma, foram gerados, inicialmente, 73 artigos. Com a adição dos filtros, restaram 57 artigos, os quais foram avaliados por meio da leitura do título e/ou do resumo, sendo que, nesta avaliação, 21 foram excluídos. Então, 36 foram lidos integralmente, dos quais 23 foram excluídos pela leitura e 13 utilizados na confecção do resumo expandido.
Foi evidenciado que, diante desse problemática, as medidas de controle contra esses patógenos precisam ser postas em prática de maneira multidisciplinar e mais estudos precisam ser realizados.