O acelerado processo de envelhecimento da população mundial faz necessária a existência de profissionais de enfermagem bem preparados e que tenham uma compreensão ampliada acerca do processo de envelhecimento e suas diversas dimensões. Os objetivos da pesquisa são analisar a experiência dos discentes de enfermagem na prestação de cuidado ao paciente idoso e investigar as dificuldades enfrentadas por tais discentes na prestação desse cuidado. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com 10 discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Foi utilizada entrevista semiestruturada gravada para coleta do material empírico após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, e os dados foram analisados mediante a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos depoimentos, emergiram duas categorias discursivas: 1- Experiência de discentes de enfermagem no cuidado ao paciente idoso; 2- Dificuldades enfrentadas pelas discentes no cuidado ao paciente idoso. Os resultados obtidos evidenciaram que a experiência das discentes de enfermagem no cuidado ao paciente idoso está relacionada aos estágios curriculares obrigatórios das disciplinas e que as especificidades do paciente idoso geram diversas dificuldades para a prestação de um cuidado de qualidade, o que faz necessária a reformulação do modelo de ensino ainda presente em cursos de graduação em enfermagem, e a existência de uma melhor infraestrutura física, de materiais e de recursos humanos nas instituições de saúde pública, com profissionais mais bem preparados para lidar com os pacientes idosos.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Idoso, Enfermagem.