Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONSTRUÇÕES DE PARÁBOLAS: UMA ABORDAGEM DINÂMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Comunicação Científica (CC) 10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
0 of 0
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1208 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE PARÁBOLAS: UMA ABORDAGEM DINÂMICA" "resumo" => "O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estudo do gráfico da função quadrática com o auxílio do software Geogebra. Será construída a família de parábolas, determinando as interseções com os eixos, pontos de máximo/mínimo, domínios e imagens. A ideia é tratar o aluno como parte integrante desse processo de contrução de forma dinÂmica, interativa e desafiadora. No primeiro momento é feita a construção analítica da parábola, como um lugar geométrico. Em seguida, uma abordagem algébrica e construtiva dará significado ao estudo, permitindo que o aluno seja capaz de interpretar e resolver problemas modelados pelas parábolas sem a utilização de nenhuma “fórmula”.O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estu" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO GARCIA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BERNARDO" "autor_email" => "prof_fabiobernardo@yahoo." "autor_ies" => "UNIGRANRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1208 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 11 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE PARÁBOLAS: UMA ABORDAGEM DINÂMICA" "resumo" => "O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estudo do gráfico da função quadrática com o auxílio do software Geogebra. Será construída a família de parábolas, determinando as interseções com os eixos, pontos de máximo/mínimo, domínios e imagens. A ideia é tratar o aluno como parte integrante desse processo de contrução de forma dinÂmica, interativa e desafiadora. No primeiro momento é feita a construção analítica da parábola, como um lugar geométrico. Em seguida, uma abordagem algébrica e construtiva dará significado ao estudo, permitindo que o aluno seja capaz de interpretar e resolver problemas modelados pelas parábolas sem a utilização de nenhuma “fórmula”.O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estu" "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)" "area_tematica" => "10 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_110.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO GARCIA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO BERNARDO" "autor_email" => "prof_fabiobernardo@yahoo." "autor_ies" => "UNIGRANRIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

O trabalho destina-se a alunos do curso de licenciatura em Matemática, professores do E.F.II e E.M. O objetivo principal é dar significado ao estudo do gráfico da função quadrática com o auxílio do software Geogebra. Será construída a família de parábolas, determinando as interseções com os eixos, pontos de máximo/mínimo, domínios e imagens. A ideia é tratar o aluno como parte integrante desse processo de contrução de forma dinÂmica, interativa e desafiadora. No primeiro momento é feita a construção analítica da parábola, como um lugar geométrico. Em seguida, uma abordagem algébrica e construtiva dará significado ao estudo, permitindo que o aluno seja capaz de interpretar e resolver problemas modelados pelas parábolas sem a utilização de nenhuma “fórmula”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.